25 ª FEICOOP – FEIRA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

 

 

 

     Cooperativismo e Economia Solidária se entrelaçam com palavras  como compartilhamento, solidariedade, participação e construção coletiva de alternativas geradoras de trabalho e renda para o bem comum da comunidade. São, portanto, conceitos e formas de organização de homens e de mulheres trabalhadoras que os libertam do individualismo egoísta, implícito no sistema capitalista, e lhes possibilitam sonhar, na prática, com a utopia de um novo mundo possível.

      Micro, pequenas e médias cooperativas de produção, de serviços ou de outro tipo, sob controle efetivo de seus cooperativados, podem ser a resposta civilizatória à pregação neoliberal de que é o deus mercado e não o bem estar da humanidade que dita as regras de produção de bens e serviços, sua distribuição e consumo pelo planeta.

     A produção de bens e serviços de forma cooperativa e solidária restabelece elos perdidos entre o homem e o produto de seu trabalho, resgatando  laços de companheirismo menosprezados pela ganância do lucro e pela apropriação privada dos meios de produção e do trabalho dos outros. O cooperativismo solidário propicia, também, uma relação mais holística com a natureza, o meio ambiente, o respeito e o carinho com a Terra, nossa Mãe Comum.

   O Cooperativismo Solidário é um veio importante que precisa ser garimpado paciente e conscienciosamente por milhares de mãos, como fazem, já há 25 anos, os organizadores da FEICOOP e, há 14 anos, a FEIRA de EcoSOL, para que a riqueza dessa iniciativa humanizadora se enraíze e se espraie em todo território nacional,  na América Latina e no Globo, se enriquecendo cada vez mais com as variadas experiências dos povos em todo mundo que palmilham esse mesmo caminho e perseguem essa mesma esperança.

       Toda a vez que venho à Santa Maria  para me energizar com as atividades das duas Feiras e com a presença das centenas de famílias expositoras,, outras tantas compradoras e milhares de visitantes, e encontro a incansável Irmã Lourdes, penso que a chama que a ilumina e a impulsiona é a sua fé e a companhia espiritual dos saudosos D. Ivo Lorscheiter,  Irmão Antônio Cechin  e Paulo Singer.

 

                                                                                                              Olívio de Oliveira Dutra

                                                                                                              ex-governador RS

                                                                                                              1999 - 2002

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS