Grupo Araçá: fortalecendo o Consumo Responsável, a Soberania Alimentar e contribuindo com o Planeta

 

Desde dezembro de 2015 o Grupo Araçá articula mais de 20 produtoras/es orgânicos e/ou locais, oferecendo 500 itens de alimentação, higiene e limpeza para 80 consumidoras/es e famílias da região do Vale do Sinos. A proposta do Grupo Araçá é estimular práticas coletivas de Consumo Responsável como ação política e cotidiana.

 

Para isto, o Araçá realiza Ciclo de Pedidos Mensais para viabilizar a encomenda e retirada de alimentos e itens de higiene e limpeza. Os produtos são retirados em dois núcleos na cidade de Novo Hamburgo/RS: no Espaço Sideral, um bar de cerveja artesanal e comidas vegetarianas; e na Casa da Praça, que é uma Ocupação Cultural composta por vários artistas. É na Casa da Praça que o Araçá tem sua sede, guarda seu pequeno estoque de alimentos que não são produzidos na região, como erva mate e farinha de trigo e tem realizado mensalmente Feira e Vaga Viva com artes para a comunidade.

 

O exercício da autogestão tem sido um aprendizado. Neste período de existência do Araçá, tivemos diferentes maneiras de gerir o grupo. No momento, mantemos as Assembleias Semestrais para planejamento das ações e avaliação do funcionamento e dos processos do Grupo; além de ter um Grupo Tocador, para questões mais operacionais, e no dia da retirada das encomendas todas/os são convidadas/os a contribuir com trabalho de coleta em produtoras/es, separação dos pedidos e facilitação das retiradas.
 

Nesta convivência no Grupo de Consumo Araçá, buscamos tecer relações que valorizem:
• Prossumidoras/es: trocas do trabalho/ produto para seu abastecimento;
• Produtoras/es: pagamento ao produtor/a pelo preço por ele/a defnido;
• Consumidoras/es: produtos de qualidade e preço acessível.

 

As articulações e parcerias são muito importantes para o Araçá. Estamos no Fórum Regional de Economia Solidária do Vale dos Sinos, na Rede Brasileira de Grupos de Consumo Responsável, na Campanha Permanente Contra Agrotóxicos e Pela Vida, na Campanha Contra Transgênicos. Além disto realizamos ofcinas e trocas diretas com a Feira Virtual Bem da Terra, a Cooperativa La Asamblearia e a Red de Comércio Justo del Litoral da Argentina. Mantemos diálogos e indicativos de ações futuras com a Cooperativa Girassol e o Contraponto.

 

Do Grupo Araçá nasceu a Feira Viva, que mensalmente acontece na Praça 20 de Setembro em Novo Hamburgo e comercializa alimentos orgânicos, artesanato, confecção e outros itens de baixo impacto ambiental. Junto da Feira Viva acontece uma programação com práticas de bem viver como música, teatro, rodas de canção, reiki, shiatsu, johrei, rezos.
Enfm, o Grupo Araçá propicia que diversas famílias comprem direto das/os produtoras/es e com preço acessível, organizando seu consumo e contribuindo com o Planeta. Estamos à disposição para aprender e compartilhar saberes, experiências e práticas: araca.eco.br

 

Texto de Isabel Lima e Rosana Kirsch – do Grupo Araçá de Consumo
Responsável

Dia da Retirada das Encomendas do Araçá
Turma da Feira Virtual Bem da Terra na Feira.
Regina da Cooperativa Mundo Mais Limpo
na 6ª Feira Nacional de Comércio Justo da
Argentina
Apresentação dos Quixotescos na Feira.

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS