150 ANOS DE VIDA E MISSÃO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO

 

                A Congregação das Filhas do Amor Divino foi fundada por Madre Francisca Lechner em 21 de novembro de 1868 em Viena na Áustria, cuja fundação completa os seus 150 anos de feliz existência no dia 21 de novembro de 2018.

            Madre Francisca Lechner recebeu permissão para fundar uma Congregação Religiosa que tinha como objetivo acolher as jovens que migravam para as grandes cidades da Europa em busca de emprego no contexto histórico da Revolução Industrial da época.

                Com o seu belíssimo lema: “Fazer o bem, alegrar, tornar feliz e conduzir ao céu” ela pautou a sabedoria do Carisma do Amor Divino: CARISMA: Viver o Amor filial ao Pai e entre os irmãos e irmãs.

                Missão: Tornar o Amor de Deus visível no mundo.

Tema central dos nove anos de preparação jubilar: “A Fidelidade como expressão do Amor”.

Abertura do Jubileu em 25/10/2017 em Breinterfurt – Viena, Áustria e o Jubileu oficial da Congregação foi celebrado em Viena – Áustria de 08 a 10 de junho de 2018, com a participação de Irmãs de todas as Províncias e Vice-Províncias da Congregação.

                As Irmãs se dedicam ao Serviço da: Educação, Saúde, Serviço Social, Pastoral Paroquial e Missões, etc.

                A Província Nossa Senhora da Anunciação do Sul do Brasil, com sede em Santa Maria, RS, é formada por 35 comunidades, estando presente em 5 Estados Brasileiros. Possui comunidades “ad gentes” no Equador e na Itália; outras Irmãs atuam em Porto Príncipe, Uganda – África, na Alemanha, na Áustria, na Itália e outros Países.

            As Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação, atuam em escolas, hospitais, nas missões, na pastoral paroquial e social.

                A Congregação das Filhas do Amor Divino conta atualmente com 980 Irmãs, 142 Comunidades, 04 Vices-Províncias, 07 Províncias em 20 Países e 03 Continentes.

                Em Santa Maria, RS, as Irmãs estão presentes há mais de 50 anos com as Comunidades do Provincialado Cristo Rei, Residência Sant’Anna, Nossa Senhora Aparecida na Nova Santa Marta com o Centro Social Francisca Lechner, Comunidade Mãe da Esperança que coordena o trabalho social do Banco da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, onde está inserida a FEICOOP (Feira Internacional do Cooperativismo). Ser parte desta Congregação fundada por uma mulher tão sábia, corajosa e profética é para mim uma bênção e ao mesmo tempo um desafio para tornar visível o legado que Madre Francisca Lechner deixou para a humanidade. Oxalá que muitas jovens de nosso tempo sintam-se motivadas e desafiadas para viver este Carisma do Amor Divino. A sociedade de hoje mais do que nunca necessita de pessoas que se dedicam para o Bem Comum da população e na construção do Reino de Deus numa sociedade justa, fraterna, igualitária, para que mais “gente possa ser gente” e para que “um outro mundo seja possível” nesta Casa Comum, o Planeta Terra, conforme o Papa Francisco proclama na Encíclica “Laudato Si”.

 

 “Tornar visível o Amor de Deus no Mundo” é uma das grandes metas do CARISMA das Filhas do Amor Divino no mundo, cujo legado foi-nos deixado por Madre Francisca Lechner, que resume tudo neste seu lema de vida, que vale também para toda Congregação: “Tudo por Deus, pelos Pobres e pela nossa Congregação” (MFL).

O Programa de Vida da Madre Francisca Lechner:

Nenhuma manhã sem uma oração fervorosa.

Nenhum trabalho sem uma boa intenção.

Nenhuma alegria sem um obrigado a Deus.

Nenhuma palavra sem me lembrar do Onipotente.

Nenhum sofrimento sem serena resignação.

Nenhuma ofensa sem perdão.

Nenhum pecado sem arrependimento.

Nenhuma ação do próximo sem ser interpretada benignamente.

Nenhuma boa ação sem humildade.

Nenhum pobre sem auxílio.

Nenhum coração sofredor sem uma palavra de conforto.

Nenhuma noite sem um exame de consciência.

 

 

Irmã Lourdes Dill, FDC

Coord. Projeto Esperança/Cooesperança

Vice-Presidente da Caritas Brasileira

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                                                                                 Site desenvolvido por: Xiko