Confira a carta de orientações aos visitantes da 25ª Feicoop

11/07/2018

A 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), 3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária terão início nesta quinta-feira (12), em Santa Maria, e seguem até domingo (15). O evento será marcado pela comercialização de produtos da Economia Solidária e também por uma extensa programação de seminários, oficinas, reuniões e atrações culturais.

Nesta terça (10), o Projeto Esperança/Cooesperança, divulgou a Carta de Orientações aos visitantes da Feira. Confira:

 
ORIENTAÇÕES PARA A 25ª FEICOOP E 
3º FÓRUM e 3ª FEIRA MUNDIAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante!
12 a 15 de julho de 2018
 
 
Prezados Companheiros e Companheiras da Economia
Solidária do Brasil e da América Latina e dos Continentes!
 
“Construindo a Sociedade do Bem Viver: Por Uma Ética Planetária”
 
Pelo presente, em nome da Comissão Organizadora dos Eventos Mundiais do Cooperativismo, da Agricultura Familiar e de Economia Solidária, saudamos a todos com votos de Boas Vindas à Santa Maria, RS. Estes Eventos Mundiais fazem parte de nossa Agenda Nacional e Internacional de Economia Solidária, como um momento forte de integração e reanimação de nossas lutas, utopias e sonhos proféticos, no trabalho em Rede para o Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial no Brasil e na América Latina em articulação do Bem Viver com as Redes Intercontinentais de Economia Solidária do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário.
Temos algumas considerações e orientações a compartilhar com os Companheiros e Companheiras e queremos acolhê-los com alegria e hospitalidade em Santa Maria em julho de 2018. Pedimos que leiam atentamente estas orientações para favorecer a nossa integração.

 

  1. As Caravanas e Empreendimentos Solidários organizem-se para virem quinta-feira dia 12/07/2018 a partir das 8h30min. Na parte da manhã fazer o credenciamento, estudar a programação e poderão organizar a Feira e na parte da tarde a partir das 14h será a Assembléia Nacional dos Empreendimentos de Economia Solidária, coordenado pelo FGES (Fórum Gaúcho de Economia Solidária) e o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária). É um grande momento de Formação para os que puderem estar presente. Quando chegarem à Santa Maria, vão direto à recepção, para o credenciamento que vai abrir a partir das 8h30min da manhã de quinta-feira. As Caravanas que chegarem na sexta-feira precisam chegar bem cedo para organizar o seu espaço na Feira e o credenciamento. É necessário passar primeiro no credenciamento e depois encaminhar-se para o espaço de Comercialização. O credenciamento abrirá às 7 horas neste dia 13/07/2018.

 

  1. Solicitamos que todos tragam agasalho para o frio, embalagens, calculadoras, material de uso pessoal, copo ou caneca, balança, nota fiscal dos produtos, cuias e térmicas para chimarrão. Tragam também as Bandeiras de seus Movimentos, Organizações, Estado e Paíspara a 14ª Caminhada pela Paz e para a hora de abertura oficial da Feira. A Caminhada será conduzida de forma Autogestionária pelos Fóruns e Organizações participantes e pelo Levante Popular da Juventude e este ano passará por dentro da Feira a partir das 14h. Será um grande momento de animação e interação. Por favor que ninguém fique sentado e de braços cruzados na hora que a caravana passar. Anime-se e anime os outros. Não podemos deixar a esperança morrer.

 

  1. Para as Oficinas e Seminários: Solicitamos que todos os que necessitam de Data show tragam com o seu notebook. Em casos especiais a Feira poderá fornecer estes equipamentos. Quem puder trazer, será um favor e auxilará à Feira como um todo.

 

  1. Favor respeitar as grandes opções da Feira:

  • Não fumar no Território da 25ª FEICOOP

  • Não tomar e não trazer bebida alcoólica, refrigerantes a não ser o vinho colonial de forma moderada e os sucos da Agricultura Familiar. Favor não trazer refrigerante para dentro da Feira.

  • Zelar pela Feira Limpa. Colocar os resíduos no lugar certo e favor respeitar os Catadores/as responsáveis pelo cuidado dos Resíduos Sólidos e orgânicos do Evento.

  • Participar na medida do possível das atividades de Formação, Seminários e Oficinas, durante a Feira. Valorizar a Formação que acontecerá na 25ª FEICOOP com ricas experiências e intercâmbios que serão oportunizados.

  • A água é gratuita, favor não desperdiçar, pois é um Bem Universal que pertence a todas as pessoas. A gota d’água que você desperdiçar vai faltar no Planeta Terra.

  • Os bares da esquina não fazem parte da Economia Solidária. Adquira seus produtos no território da 25ª FEICOOP.

 

  1. ATIVIDADES GERAIS E PERMANENTES DE COMERCIALIZAÇÃO DIRETA

  • Dia 12/07/2018 – chegada das caravanas e não haverá comercialização

  • Dia 13/07/2018 – das 7h30min às 20h

  • Dia 14/07/2018 – das 7h às 20h

  • Dia 15/07/2018 – das 7h30min às 18h

 

  1. PARA OS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS:

  • Favor observar os espaços distribuídos e ser solidário com o espaço dos outros.

  • Contribuir com as pesquisas que serão realizadas durante a Feira por várias Universidades e Entidades.

  • Responder a avaliação final e entregá-la com a porcentagem na Coordenação, próximo a recepção.

  • Entregar impreterivelmente a porcentagem de 10% no final da Feira, quando fechar sua banca, sobre a venda bruta, no local de Coordenação ao lado da Recepção, na entrada da Feira. Haverá fichas de controle de todos os participantes que estarão na Feira, para contatos posteriores. A sua contribuição ajudará muito este grande Evento.

  1. O ALMOÇO nos dias 12, 13, 14 e 15 será servido no Refeitório, nos fundos do prédio nº 01. Os cartões podem ser adquiridos com antecedência até às 10h no caixa no prédio nº 01 e com uma contribuição. O almoço será servido das 11h30min. às 14h. Se puderem observar este horário favorecem a equipe da cozinha. As orientações serão dada no local da entrega das fichas.
     

  2. PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO fica no Parque da Medianeira logo na entrada do Portão à direita quem chega na Feira.
     

  3. NOTA FISCAL: As pessoas e Entidades que necessitam de Nota Fiscal, favor dirigir-se ao Caixa no prédio nº 01 e levar um recibo da comprovação das compras no território da Feira, para emitir a nota fiscal. É importante reunir todas as despesas e emitir uma nota no final, para evitar desperdício de notas. Em caso especial se dialoga com os interessados. A nota será emitida com o que foi adquirido na Feira.
     

  4. QUANTO AO TRANSPORTE: É permitido utilizar o transporte de cada pessoa da caravana, de forma coletiva e organizada até os alojamentos, respeitando os horários planejados em grupo, tanto na ida, como no retorno. É necessário agendar antes, mas somente para grupos com a equipe do transporte no local da Feira.

Os GRUPOS CULTURAIS, também precisam organizar-se no horário do transporte nos 4 dias da Feira e marcar o transporte com antecedência com os responsáveis:
        - Evanir Manfio: 55 98112 9312 – 3211 2299
        - Juarez Piccini: 55 9996 8065
        Local: Espaço do Transporte ao lado da Recepção no corredor na entrada da Feira.

 

  1. RÁDIO VOZES DA ESPERANÇA

Ao longo do dia no Território da 25ª FEICOOP. Este espaço é do Projeto Esperança/Cooesperança e poderá ser usado pelos visitantes, empreendimentos e Entidades a serviço da 25ª FEICOOP.
 

  1. INTERNET no local – Para acessar o Wi-Fi: 913018270, ao longo do prédio nº 01, Sala de Informática e nos fundos do prédio nº 01.

 

  1. Produtos da Economia Solidária e Agricultura Familiar Camponesa

Solicitamos com muita insistência que os Empreendimentos tragam produtos produzidos pelas suas organizações. Por favor, que ninguém traga produtos da Indústria Chinesa e similares, por que não pertencem aos produtos produzidos com os princípios da Economia Solidária e Agricultura Familiar. A nossa proposta assume o compromisso da venda direta e não de “atravessador”. É importante haver uma sintonia entre o que propomos e o que praticamos no nosso consumo responsável.
 

  1. Feira Limpa – A Economia Solidária deverá dar o exemplo da Feira Limpa. Solicitamos a todos para que contribuam com a “Feira Limpa” cuidando dos Resíduos Sólidos. Na impossibilidade de ter lixeira para todas as bancas, convidamos para a criatividade de cada grupo. Sugerimos ter uma sacolinha ou caixa para recolher o seu material e no final do dia dar o destino correto para o mesmo. Cada um é convidado para trazer caneca, sacola e material de uso pessoal, e evitar o acúmulo de materiais descartáveis em grande quantia. A Feira Limpa é nossa meta e faz parte dos Princípios de Economia Solidária de quem acredita e ajuda a construir um Planeta Sustentável e a cultura do Bem Viver. A sua participação é muito importante.

 

  1. Contribuição consciente – 10% (Dez por cento) –

Para todos os Empreendimentos de Economia Solidária e Agricultura Familiar a contribuição será de 10% SOBRE A VENDA BRUTA, de forma comprometida, honesta e consciente. Este é um desafio que precisamos assumir coletivamente. A porcentagem deverá ser entregue no espaço da Coordenação, logo após o Stand da recepção na entrada da Feira, antes de se retirar da Feira. As fichas de avaliação serão distribuídas em cada banca pelos Coordenadores dos Segmentos. Temos certeza total e absoluta de que todos vão dar a sua justa e consciente contribuição, participando assim do enorme desafio de realizar a Feira que chega na 25ª edição com a cabeça erguida. É um processo histórico de construção coletiva, participativa, autogestionária e em vista da “Transformação pela Solidariedade”. É o mundo Novo que vai surgindo com o compromisso de todas as pessoas.
 

  1. A Solidariedade no espaço físico:

Nós sabemos o quanto é desafiador a falta do espaço físico, mesmo que a cada ano é ampliado e melhorado alguma parte. Sabemos que todos fazem questão de vir à Santa Maria e participar da Feira de Economia Solidária que é um encontro fortalecedor para nossas lutas e desafios. O espaço é insuficiente. Nós ampliamos o que é possível. Convidamos à todos os Empreendimentos que sejam solidários com o espaço e organizem os seus produtos da melhor maneira possível, não necessariamente colocar tudo em cima das mesas. Uma bonita apresentação dos produtos é fundamental, mas o restante pode deixar embaixo das mesas ou nos espaços de estoque nos seus veículos. A solidariedade amplia até os espaços com sua participação e consciência solidária.
 
            Boas Vindas à Santa Maria que os acolhe com alegria, entusiasmo e muita animação. Santa Maria por ocasião da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária se torna a Capital Mundial de Economia Solidária. Boas Vindas! Sintam-se em casa.
Viva a 25ª FEICOOP! Viva o 3º Fórum e a 3ª Feira Mundial de Ecosol!
 

Santa Maria, RS, Brasil, 10 de julho de 2018
A Comissão Organizadora dos Eventos Internacionais do Cooperativismo e da Economia Solidária – 2018

 

 

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop

Telefones para contato sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança, pelos fones: (55) 3219-4599 e (55) 3223-0219.



Maiquel Rosauro (Jornalista, MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa - 25ª Feicoop
3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária
(55) 996-811-384

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS