Feicoop é aberta em clima de otimismo

08/07/2017

 

O futuro da Feicoop e da Economia Solidária esteve no centro da maioria dos discursos realizados nessa sexta (7), durante a cerimônia de abertura da 24ª edição do evento, em Santa Maria. O ato foi prestigiado por dezenas de autoridades de diferentes partidos.

Após a benção de Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo de Santa Maria, irmã Lourdes Dill deu as boas-vindas a todos e realizou um agradecimento especial ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O político está em seu primeiro ano de mandato à frente do município e é também um dos organizadores da Feira. A religiosa aproveitou o ato público para fazer uma reivindicação.

“Sonhei que a Prefeitura vai fazer uma lei e colocar recurso anual para a Feira”, disse irmã Lourdes. 

Em seu discurso, Pozzobom não tocou no assunto, mas deixou claro que a parceria com a irmã Lourdes Dill renderá bons frutos.

“Termina a Feira, imediatamente será montado um grupo de trabalho para a próxima edição”, sentenciou o tucano.

Mais sorte irmã Lourdes obteve com o secretário nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski. Ele anunciou que o Ministério do Trabalho e Emprego garantiu R$ 250 mil para investimento na 25ª Feicoop, em 2018.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto (PT), lembrou que o país vive um momento conturbado na política nacional e reafirmou seu compromisso com o povo gaúcho.

“Se lá (Assembleia) é a Casa do Povo, não pode ter censura e força policial para impedir os movimentos sociais”, afirmou Pretto.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) defendeu o Projeto de Lei 4685/2012, que cria o Sistema Nacional de Economia Solidária. A petista é relatora da proposta e lembrou que a Economia Solidária movimenta 1% do PIB nacional - algo em torno de R$ 6 bilhões anuais.

“Não queremos uma economia pobre para os mais pobres, mas que os pobres transformem a economia”, disse a deputada.

A cerimônia de abertura foi encerrada com discurso do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, que reiterou o histórico apoio da instituição à Feicoop. 

Também participaram da abertura da Feira: o secretário estadual de obras, Fabiano Pereira; os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT), Zé Nunes (PT) e Juliano Roso (PCdoB); o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), entre outros.

Autoridades presentes na abertura da 24ª Feicoop

Juarez Piccini e prefeito Jorge Pozzobom

Público acompanhando a abertura oficial da 24ª Feicoop

Irmã Lourdes Dill e crianças no Palco da Feira



CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

A Feira
A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária iniciou sexta (7) e segue até domingo (9) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.
O evento é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.
Em 2016, a Feira recebeu 248 mil visitantes. Este ano, é esperado um público de 250 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Horário de comercialização
Sábado (8) - das 7h às 20h
Domingo (9) - das 7h30min às 18h

Exposição
São expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária
(55) 996-811-384 (WhatsApp)

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS