Mapeamento dos Fundos Rotativos Solidários serão concluídos até o final do mês

07/07/2017

Eventos da Caritas do Hotel Dom Rafael, no Centro de Santa Maria

 

A 24ª Feicoop inicia oficialmente na manhã desta sexta-feira (7), mas as discussões proporcionadas nesta edição começaram já na manhã de quinta (6), no Hotel Dom Rafael, no Centro de Santa Maria. No local, a Caritas realizou o Encontro de Mulheres da Região Sul e reunião dos Fundos Rotativos Solidários (FRSs) do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“Como cerca de 70% dos Fundos são geridos por mulheres, acabamos unindo os dois encontros”, explica o coordenador nacional da Caritas, Fernando Zamban.

O FRS é como uma poupança comunitária gerida coletivamente para fortalecer a agricultura familiar. Essa poupança é formada por meio da doação voluntária de recursos por cada membro participante do fundo ou ainda pode ser constituída a partir de ações e recursos externos destinados à comunidade.

Quando uma família adquire um benefício, assume a responsabilidade de contribuir mais adiante com a poupança devolvendo o valor do bem recebido (ou aquela quantia determinada pelo grupo) para que ela ou outra família possa ser beneficiada novamente. Dessa forma, o fundo nunca fica vazio.

Segundo Zamban, até o final do mês de julho será finalizado um mapeamento nacional com a localização de todos os FRSs. A reunião dessa quinta em Santa Maria contou com a participação de membros da Caritas da região Sul do Brasil e também de Brasília, Bahia e Sergipe.

Oficina de formação no Parque da Medianeira
O dia que antecedeu a abertura da Feicoop também foi marcado por uma oficina de formação em Economia Solidária. A atividade ocorreu no Lonão 02 do Parque da Medianeira e reuniu dezenas de pessoas. 

Nesta sexta, a partir das 7h30min, inicia a comercialização de produtos com a presença de centenas de grupos de produtores provenientes de todo o país e também de países como Uruguai, Argentina, Senegal, entre outros. Desde o início da manhã também serão realizados diversos encontros, palestras e seminários. 

Oficina de formação em Economia Solidária no Parque da Medianeira


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

A Feira
A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária ocorrem entre sexta (7) e domingo (9) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.
O evento é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.
Em 2016, o evento recebeu 248 mil visitantes. Este ano, é esperado um público de 250 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Horário de comercialização
Sexta-feira (7) - das 7h30min às 20h
Sábado (8) - das 7h às 20h
Domingo (9) - das 7h30min às 18h

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária
(55) 996-811-384 (WhatsApp)

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS