24ª Feicoop é marcada por coragem, fé e teimosia profética

07/07/2017

Irmã Lourdes Dill dá atenção aos visitantes da Feicoop na entrada do Centro de Referência de Economia Solidária

 

Coragem, fé e teimosia profética. São estas as palavras que a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, usa para caracterizar a 24ª edição da Feicoop. O evento inicia na manhã desta sexta-feira (7) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, e segue até domingo (9). 

“A meta é passar de 250 mil visitantes. Nessa quinta já recebemos diversas caravanas com pessoas alegres e felizes. O sucesso desta edição está garantido”, projeta a religiosa. 

Para irmã Lourdes, hoje não há evento no país que congregue como à Feicoop, reunindo em um único local milhares de grupos de Economia Solidária de todos os estados e também de outros países. Isso tudo em um momento de crise econômica e política.

“Temos teimosia profética, por isso que a Feira ocorre e vai ser forte este ano. A Feira em si é um caminho profético”, reflete.

Feicoop receberá pelo menos 30 kaingangs
Mais do que uma feira de produtos e de formação sobre Economia Solidária, a Feicoop é uma grande celebração entre diferentes povos que almejam um mesmo ideal: uma outra economia que não exclua as minorias e que respeite as diferenças. 

Na Feira todos são bem-vindos, sobretudo, os índios. Tradicionalmente, kaingangs e guaranis são presença confirmada na Feicoop. 

Conforme, Pedro Leopoldino Pinto, da etnia kaingang e radicado em Santa Maria, a expectativa é por um grande evento.

“Pelo menos 30 expositores kaingangs vão participar da feira este ano. Vamos oferecer artesanato, colares, pulseiras e filtros”, comenta.

Esta será a décima participação de Pedro na Feicoop. Boa parte dos indígenas presentes na Feicoop devem vir da cidade gaúcha de Erebango. 

Pedro vai comercializar artesanato e colares kaingang na Feicoop


Quem vem pela primeira vez também está otimista
Claudemir Dalsoto, de São Miguel do Oeste-SC, participa pela primeira vez da Feicoop. Ele trouxe para a Feira artesanato em MDF e não veio sozinho para Santa Maria.

“Minha sogra me incentivou a vir, ela participa há quatro anos e trouxe produtos feitos com crochê”, conta Dalsoto.

O artesão oferece diversas opções para quem pretende decorar ambientes com objetos diferenciados. Os visitantes vão encontrar desde a Torre Eiffel em MDF até miniaturas de charretes, poços, casas e muito mais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.


A Feira
A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária ocorrem entre sexta (7) e domingo (9) no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.
O evento é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.
Em 2016, o evento recebeu 248 mil visitantes. Este ano, é esperado um público de 250 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Horário de comercialização
Sexta-feira (7) - das 7h30min às 20h
Sábado (8) - das 7h às 20h
Domingo (9) - das 7h30min às 18h

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

Dalsoto aproveitou a tarde de quinta para montar seu estande no Centro de Referência de Economia Solidária

 

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária
(55) 996-811-384 (WhatsApp)

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS