Já tem expositor montando seu espaço na 24ª Feicoop

06/07/2017

Nação Tutumbaiê já organiza seu espaço na 24ª Feicoop

 

 

A 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária iniciam apenas na sexta-feira (7) em Santa Maria, mas já tem expositor montando seu espaço. É o caso da Nação Tutumbaiê, de Itaara-RS, que está se instalando no Túnel da Reforma Agrária. 

Os visitantes irão encontrar no espaço do grupo: medicina natural, artesanato, pinturas, roupas e uma tenda mística com calendário maia e cartas. Também haverá uma tendinha para as crianças e uma Praça dos Poetas com apresentações.

“Este ano também iremos desenvolver diversas oficinas e qualquer pessoa poderá participar”, explica o membro da Nação, Luis Pedro Schuler, mas conhecido como Lupe.

Programação da Nação Tutumbaiê na 24ª Feicoop: 

Eventos fixos:
De 7 a 9 de julho
- 7h30min às 20h – Túnel da Reforma Agrária – Comercialização e diversidades
Coordenação: Nação Tutumbaiê, MST, Movimentos Sociais e Instituto Padre Josimo

8h às 17h - “Espaço Bem Viver” (Saúde). Nação Tutumbaiê.
Coordenação: Sarita Klassman
Local: Escola Irmão José Otão - Pavilhão A - Sala 04

- 8h às 17h - Círculo dos Poetas da Luz. “Praça dos Poetas”. Nação Tutumbaiê
Coordenação: Gabriela Tomasin
Local: Espaço da Biodiversidade – Fundos do corredor da Reforma Agrária ao lado do Prédio nº 05.

Eventos pontuais:
Sexta-feira (7)
- 10h - “Permacultura e Geobiologia”. As chaves para desenvolver culturas permanentes e em harmonia com nossa Mãe Terra.
Coordenação: Nação Tutumbaiê - Emilio Antonio Ahumada e Sofia Emilia Ceatti
Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04

- 14h - Que seu Alimento seja seu remédio (Hipócrates). Alimentação consciente, cura pela alimentação, Soberania Alimentar no campo e na cidade.
Coordenação: Nação Tutumbaiê – Eduardo Teixeira Cortes e Sarita Klassmann Moraes
Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04

- 19h - Apresentação Musical: Circulo dos Poetas da Luz – Sarau Poético e Exposição de obras de Arte
Coordenação: Nação Tutumbaiê
Local: Espaço Aldeia Arco Iris

Sábado (8)
- 10h - Colhe as Ervas no Quintal: práticas e saberes xamânicos na cura com plantas medicinais. Cura do Corpo e da Alma, Espiritualidade, remédios caseiros, a raiz das doenças, rezas e rituais com as plantas medicinais.
Coordenação: Nação Tutumbaiê – Gabriela Tomasin e Miriam Benetti
Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04

- 15h - Sincronário da Paz e Calendário Maia. Autoconhecimento, estudos sobre o tempo, astrologia, signos maias.
Coordenação: Nação Tutumbaiê - Luiz Pedro Ronchi
Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04

Domingo (9)
- 10h - AMARmentar. Amamentação, relação consciente entre mãe e nenê, nascimento da mãe.
Coordenação: Nação Tutumbaiê - Daniela Porciuncula e Sofia Gatti
Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04


Quase tudo pronto para a 24ª Feicoop
No Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local onde será realizada a Feicoop, já está quase tudo pronto para receber os expositores. Todos os pavilhões já foram montados e a tendas dos seminários, no Parque da Medianeira, já foram instaladas. A feira segue até domingo (9).

Na manhã desta quarta (5), a equipe de infraestrutura preparava os espaços da Praça de Alimentação. A tendência é de que amanhã à tarde seja ampliada a concentração de expositores no local.

Para os organizadores, a expectativa é a melhor possível. Conforme João Veigas, da Rádio Vozes da Esperança, a Feira pode até ultrapassar a marca de 250 mil visitantes.

“Se o tempo colaborar, acho que chegamos em 270 mil pessoas visitando a Feicoop”, projeta Veigas.

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

Horário de comercialização
Sexta-feira (7) - das 7h30min às 20h
Sábado (8) - das 7h às 20h
Domingo (9) - das 7h30min às 18h

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política...).

Tendas para os seminários já estão instaladas no Parque da Medianeira


Programação
CLIQUE AQUI e confira a programação completa da 24ª Feicoop.

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS