Pavilhões já estão prontos para receber os expositores da 24ª Feicoop

04/07/2017

 

O ritmo de trabalho está acelerado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Na sexta-feira (7), terá início no local a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. A maior parte da infraestrutura dos eventos já está finalizada. A feira segue até domingo (9).

“Nesta quarta-feira (5), já estaremos com praticamente tudo pronto”, projeta José Carlos Peranconi, o Zeca, membro da coordenação geral da Feira e da equipe de infraestrutura.

A montagem dos pavilhões internos dos expositores foi finalizada na tarde de segunda (3). No total, 340 mesas provenientes de paróquias e instituições de Santa Maria e região foram emprestadas para o evento. 

Para concluir os serviços de infraestrutura, falta apenas a instalação das mesas e gabinetes na entrada da Feicoop, além da finalização da montagem da Praça de Alimentação. Também deve iniciar nesta terça (4), a instalação das tendas que receberão palestras e seminários no Parque da Medianeira.

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

Horários de visitação
Sexta-feira (7) - das 8h às 20h
Sábado (8) - das 8h às 20h
Domingo (9) - das 8h às 18h


Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Estimativa de público 
Este ano, são esperadas 250 mil pessoas durante os três dias de evento. Em 2016, conforme a Brigada Militar, foram 248 mil visitantes.

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política...).

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail projeto@esperancacooesperanca.org.br ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.




Pavilhão já está pronto para receber os expositores


Pavilhão da Agricultura Familiar deve receber delícias gastronômicas de várias partes do país



Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária
(55) 996-811-384 (WhatsApp)

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS