10 ANOS DA PASSAGEM DE DOM IVO!

06/03/2017

 

 

                          No dia 05 de março de 2017, completam-se os dez anos da morte de Dom Ivo Lorscheiter, Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo. Queremos neste dia, 05 de março fazer uma profunda unidade com toda Arquidiocese de Santa Maria e lembrar com muito carinho este homem que marcou a nossa vida e história de Santa Maria, deixando um legado tão significativo para todos nós. O legado que Dom Ivo nos deixou tem muitas facetas que merecem ser destacadas, lembradas e muito valorizadas: 1º) Foi um homem de Fé, de coragem e ousadia; 2º) Foi um Pastor da simplicidade e proximidade do seu rebanho; 3º) Foi um Cristão, Sacerdote, Bispo e amigo e exemplar; 4º) Foi um comunicador que sensibilizava os meios de comunicação para transmitir as verdades da Fé, Economia e Política; 5º) Foi um homem de esperança e por isso foi lhe dado o nome de Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do Mundo; 6º) Foi um homem sábio de discernimento maduro, perspicaz e projetivo; 7º) Foi um grande amigo dos pobres, e interlocutor de todas as classes sociais do Cooperativismo, Economia Solidária e Políticas Públicas; 8º) Foi um educador exímio e de grande sabedoria: 9º) Foi um homem calmo, sereno e virtuoso; 10º) Foi um homem de diálogo Ecumênico; 11º) Foi um homem de horizontes largos, visão de futuro e consciência política e cidadã; 12º) Foi um homem marcado pela pobreza e simplicidade de ser, viver e agir. Viveu com o estritamente necessário; 13º) Foi um homem das causas sociais, proféticas e transformadoras, na perspectiva de “Um outro mundo possível” de vida e dignidade para todos.

                               Contribuiu muito com a Igreja do Brasil, sendo por duas vezes Presidente e duas vezes Secretário da CNBB. Enfrentou os duros anos da Ditadura Militar. Foi um apoiador da Reforma Agrária, das Alternativas à Cultura do Fumo e das Feiras do Cooperativismo e da Economia Solidária.

                          No ano em que completa os 10 anos de sua passagem para a Casa do Pai, celebraremos também importantes Jubileus em 2017, que fazem parte do seu legado e teve uma intensa participação dele na criação e fomento destes projetos: 25 anos do Feirão Colonial; 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança;   25 anos da ASMAR e 40 anos do Banco da Esperança. São projetos ousados, proféticos e transformadores que foram apoiados por ele e que tiveram uma significativa participação de lideranças da Diocese de Santa Maria, da Cáritas RS e das Universidades, que se somaram aos ideais proféticos de Dom Ivo. Estes projetos todos, são levados adiante por um grupo significativo de pessoas que acreditam nas mudanças sociais e no apoio da Igreja na dimensão Social e Ecumênica e contam com o apoio do nosso Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, das lideranças da Arquidiocese e outras parcerias. Todos nós, somos profundamente gratos por este belíssimo legado deixado por Dom Ivo e esperamos que de lá onde ele está, interceda por nós, pela Igreja, pela Arquidiocese de Santa Maria, pelo Brasil e pelo mundo. Lembramos com muito carinho as frases que ele usava muito para animar as pessoas: “Força e Coragem”; “Vai, envolva o mundo na Esperança”; “Não deixe nunca a Esperança morrer em Você”.

 

Santa Maria, RS, 05 de março de 2017

 

 

 

Irmã Lourdes Dill, FDC

Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança

E.mail: lourdesdill@hotmail.com

CPF nº 425.024.119-04

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS