60 anos da Cáritas Brasileira e a Campanha “10 Milhões de Estrelas”!

08/11/2016

 

Santa Maria, RS, 04 de novembro de 2016

 

Aos Párocos, Vigários Paroquiais, Comunidades

Religiosas, Pastorais Sociais e Lideranças da

Arquidiocese de Santa Maria!

 

É com especial alegria que saúdo à todos/as com os melhores votos de um feliz e abençoado final de 2016.

O que me leva a escrever, é para compartilhar o Projeto dos 10 Milhões de Estrelas, o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira e a caminhada dos 60 anos da Cáritas Brasileira, cuja data será de 09 a 13 de novembro de 2016 em Aparecida, São Paulo. Será um momento importante para a nossa caminhada histórica da Cáritas Brasileira, que é um organismo da Igreja Católica ligado a CNBB.

Muitas são as atividades em favor dos mais empobrecidos e da inclusão social no trabalho da Cáritas em todos os Estados Brasileiros, através das 183 Entidades Membros, 12 Regionais e 05 Interregionais de todo o Brasil, com uma representação em todos os Estados Brasileiros e em 450 Municípios do Brasil.

Já estamos na 3ª edição do Projeto dos 10 Milhões de Estrêlas, que este ano tem o enfoque do Ano da Misericórdia, os 60 anos da Cáritas Brasileira, a construção da Paz e da Justiça Social.

O Projeto 10 Milhões de Estrelas é para fazer uma grande “Constelação” na noite de Natal nas Celebrações Natalinas, nas famílias e Comunidades, acender esta vela, rezar a oração que consta na caixinha da vela e fazer unidade com todos aqueles que aderem a esta importante iniciativa, rezando também pela Paz no mundo.

Convidamos as Paróquias, Comunidades e Pastorais a entrar em sintonia com este importante projeto, que fortalecerá a união das famílias e as Comunidades. As velas vem em caixinhas e a Oração está impressa na caixinha. O valor da unidade é de R$ 5,00 (cinco reais) e podem ser adquiridas no Banco da Esperança, Rua Silva Jardim, 1704, em horário comercial de segunda à sextas-feiras ou nos sábados das 7 às 11h30min no Feirão Colonial, Rua Heitor Campos, Bairro Medianeira, Santa Maria, RS.

Na 49ª Assembléia Diocesana de Pastoral (25/11/2016) que acontecerá no Instituto São José, haverá disponibilidade das velas, para quem se interessar e para quem já fez a encomenda, poderá levá-las para suas Paróquias e Comunidades.

Sendo assim, contribuiremos sempre mais com a Solidariedade, a Cidadania, a Justiça Social e a Paz.

 

Para contatos: PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA

Rua Silva Jardim, 1704 – Centro - CEP 97.010-490 – Santa Maria – RS

Telefone/Fax: 55 3219 4599 / 3223 0219 / 55 9979 7087 E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br / lourdesdill@caritas.org.br Site: www.esperancacooesperanca.org.br

Com gratas saudações e antecipados agradecimentos pelo seu apoio e participação.

Fraternalmente,

 

 

Irmã Lourdes Dill, FDC

Coord. do Projeto Esperança/Cooesperança

Vice-Presidente da Cáritas Brasileira

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

10 Milhões de Estrelas 2016

 

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente” (Mt 2, 9b-10)

 

As estrelas sempre estiveram presentes na espiritualidade dos povos e Igrejas. Por isso, inspirada nesse encantamento pelos caminhos que as estrelas nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 MILHÕES DE ESTRELAS. A PAZ é o tema permanente do projeto. A cada ano, no entanto, são assumidos novos temas sociais, de forma a tornar concreta a promoção da paz e o compromisso com os empobrecidos.

Todos os anos, portanto, fazemos esse gesto concreto coletivo de paz e unidade por outro mundo, mundo este que já estamos construindo em nossa ação cotidiana. Desta forma, espera-se que o projeto 10 Milhões de Estrelas adote um processo pedagógico que favoreça a inclusão em sua metodologia de questões que atentem contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoquem a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Em 2016, ano do jubileu de 60 anos da Cáritas Brasileira, essa constelação solidária acenderá suas luzes pela Paz e pela Misericórdia. Por meio dessa grande onda de orações, na qual mãos e corações se juntam, é que afirmamos a nossa crença de que somente o Deus da Vida pode permitir que continuemos a caminhar, juntos e juntas, em direção à Terra da liberdade e da justiça.

Veja abaixo como adquirir a vela, leia outras informações, realize seu gesto concreto e faça parte dessa grande onda de oração pela Paz e pela Misericórdia no mundo.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Oração para 2016

 

Senhor Jesus Cristo,

Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, mostrai-nos o Vosso rosto e Vosso olhar amoroso.

Que essa luz nos ajude a viver o Natal como uma experiência de amor e cuidado com todas as pessoas, comprometendo-nos com a vida e a justiça para aqueles que mais sofrem.

Vós que se fizestes humano para compartilhar as experiências humanas, ajude-nos a acolher, amar e perdoar.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todas as pessoas com a sua unção para proclamarmos e levarmos aos pobres a alegre mensagem da Libertação.

Nós Vos pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, e por Vós, que conosco vive e caminha para sempre.

Amém!

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Conheça o projeto

 

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

 

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor.

 

 

Família em oração com a vela do projeto 10 Milhões de Estrelas (Cáritas Diocesana de São Mateus/ES)

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS