PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERATIVISMO E AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA – 2016

05/07/2016

 

  • 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária – ECOSOL

  • 23ª FEICOOP - Feira Internacional do Cooperativismo   

  • 16ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar

  • 12º Seminário Latino Americano de Economia Solidária

  • 12ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela PAZ e Justiça Social

  • 12º Acampamento do Levante Popular da Juventude

                 Data: 08 a 10 de Julho de 2016

                 Local: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

                             Rua Heitor Campos, snº - Santa Maria – RS – Brasil

 

“O Maior Evento de Economia Solidária da América Latina”

 

TERRITÓRIO DA 12ª FEIRA DE ECOSOL E 23ª FEICOOP

Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

Rua Heitor Campos, s/nº ao lado do Colégio Irmão José Otão e fundos do Santuário da Medianeira

Bairro Medianeira – Santa Maria – RS - Brasil

Fone: 55 3222 6152 (local dos Eventos)

 

Para contatos e Informações:

Projeto Esperança/Cooesperança – Arquidiocese de Santa Maria

Rua Silva Jardim, 1704 – CEP. 97010-490 - Santa Maria – RS - Brasil

Fone/Fax: 55 3219 4599 / 55 3223 0219 / 55 9979 7087

E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br  

Site: www.esperancacooesperanca.org    

       www.facebook.com/projetoesperancacooesperanca  

       www.facebook.com/feicoop  

 

             

Boas Vindas à Santa Maria, da Boca do Monte e ao Coração do Rio Grande do Sul - Brasil.

 

Santa Maria, Capital da Economia Solidária

 

Boas Vindas!








 

                                        EXPEDIENTE

 

Jornal da Programação da 12ª Feira de ECOSOL do Mercosul e 23ª FEICOOP – 2016

 

Publicação: Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria – RS  

 

Coordenação e Elaboração: Irmã Lourdes Dill, Begair do Carmo Flores, Carmen Possebon,

                                              Etelvina Santos, Empreendimentos Solidários, Entidades

                                              Parceiras e Comissão Organizadora dos Eventos Internacionais.

                                              

Jornalista Responsável: Gilson Piber – MTb/RS 7514

 

Diagramação: Paulo Ricardo dos Santos

 

Capa e Contracapa: Adalson Bär – Vida Grafi

 

Revisão dos textos: Irmã Lourdes Dill, Carmen Possebon e Begair do Carmo Flores

 

Circulação Dirigida e distribuição gratuíta: 4.000 exemplares

 

                  Para contatos:

                   Projeto Esperança/Cooesperança - Arquidiocese de Santa Maria - RS - Brasil

                  Rua Silva Jardim, 1704 - 97.010-490 - Santa Maria - RS - Brasil

                  Fone/Fax: 55 3219-4599 / 3223-0219/ 9979 7087

                  E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br  

                  Site: www.esperancacooesperanca.org

                           www.facebook.com/projetoesperancacooesperanca  

                          www.facebook.com/feicoop  

 

            Edição: 08 de julho de 2016.

 

            Impressão Gráfica: Jornal “A Razão” – Santa Maria – RS - Brasil  









 

SANTA MARIA, A CAPITAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

É com especial alegria que pela 23ª vez acolhemos as inúmeras caravanas do Brasil e da América Latina para os significativos Eventos do Cooperativismo, de Economia Solidária e Agricultura Familiar. É impressionante sentir a força, coragem e o entusiasmo do povo que vem para Santa Maria participar de várias formas da Feira, que não temos mais dúvidas que é o maior Evento de Economia Solidária da América Latina e talvez até do mundo.

               No final de outubro de 2014 o Papa Francisco realizou no Vaticano um Encontro Mundial inédito com os Movimentos Sociais, com a presença de mais de 100 Movimentos de 40 Países e todos os Continentes, onde ele expressava a importância da organização do povo e deu um destaque especial aos temas: “Nenhuma Família sem Casa, nenhum Camponês sem Terra, nenhum Trabalhador sem Direitos”. Com isso o Papa mostra a importância do papel da Igreja na organização do povo para encontrar saídas frente aos grandes problemas existentes no Planeta Terra.

   A Feira de Santa Maria é um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) coordenado pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira Regional/RS, SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária), FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), IMS (Instituto Marista de Solidariedade), FGES Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Fóruns Regionais e muitas Entidades, organizado por um grande mutirão, através das Comissões de trabalho com os Empreendimentos de Economia Solidária. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, integração, Democracia Participativa e Autogestionária.

Juntamente com a Feira acontecem Conferências, Seminários, Oficinas, Debates, Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social, Momentos Culturais, Shows, Acampamento do Levante da Juventude e outras atividades, onde as pessoas se tornam sujeitos participativos e os Empreendimentos Solidários, colocam a disposição dos  Consumidores/as uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária, Agricultura Familiar e com articulação com os consumidores/as e Entidades parceiras e apoiadoras. É um encontro alegre, festivo e solidário.

Durante a Feira, acontecem as práticas do Comércio Justo e do Consumo Ético e Solidário e as Trocas Solidárias com a Moeda Social e muitas atividades de Formação e Interação.

Na Feira não há consumo de cigarros. A água não é comercializada durante, pois a Água é um Bem Universal e um Patrimônio da Humanidade. Durante a Feira não há comercialização de refrigerantes. Os produtos são de procedência Ecológica.  A linha Editorial da Feira, tem plena sintonia com a proposta.  É um Evento que vale a pena. Vale mais que um curso. Trabalha com a teoria e a prática articulando o campo e a cidade e as diferentes Culturas e Etnias.  

Economia Solidária: Outra Economia Já Acontece! A Feira de Santa Maria é uma Experiência Aprendente e Ensinante, que fortalece os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores, fortalecendo o Modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial. Esta proposta forma sujeitos e cidadãos/as no exercício da Cidadania, fomenta Políticas Públicas, a Inclusão Social e Cidadania com a “Transformação pela Solidariedade”. A Feira de Santa Maria, como Experiência Aprendente e Ensinante, já inspirou muitas Feiras de Economia Solidária no Brasil, na América Latina e em outros Continentes. São processos participativos e multiplicadores, através das Tecnologias Sociais Aprendentes e Ensinantes.

             


 

FEIRA DE SANTA MARIA:

UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE

 

          Santa Maria da Boca do Monte, Coração do Rio Grande do Sul – Brasil, bate mais forte e tem a imensa alegria de acolher estes grandes Eventos do Cooperativismo, da Economia Solidária e da Agricultura Familiar do Brasil, da América Latina e de outros Continentes.

         Desde 1994, realizam-se importantes eventos do Cooperativismo, da Economia Solidária e da Agricultura Familiar Camponesa, em Santa Maria, RS, a Capital da Economia Solidária como “O Maior Evento de Economia Solidária da América Latina” e agora com forte articulação nos 158 anos de Santa Maria e nos 23 anos de Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante.

        A Feira de Santa Maria, faz parte da articulação Nacional de Feiras e do Calendário Oficial da Rede COMSOL/Pontos Fixos de Comercialização Solidária. As Feiras em Rede, são coordenadas pela SENAES/MTE, IMS (Instituto Marista Solidariedade), FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), bem como os Fóruns Estaduais e Regionais. As Feiras são grandes e significativos espaços, para dar visibilidade a Economia Solidária, a Agricultura Familiar e as Políticas Públicas do Brasil.

        A Feira de Santa Maria é um grande braço do FSM (Fórum Social Mundial) e é organizada por um grande Mutirão, através das Comissões de trabalho voluntário de pessoas comprometidas com os Princípios e a prática de Economia Solidária. A organização da Feira é uma grande Escola de participação, comprometimento, Democracia e Autogestão, coordenada pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria.

         É um grande espaço de articulação, debate, troca de idéias, experiências de Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do Fórum Social Mundial e na construção de “Um Outro Mundo Possível” e de “Uma Outra Economia Que Já Acontece”.

         É, também, um grande espaço de articulação Nacional, Internacional e Autogestionário, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da Segurança Alimentar Nutricional Sustentável. Estes Eventos fortalecem as práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja industrializada, e nem o consumo de cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos, caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da Qualidade de Vida e Saúde dos consumidores/as.  A Feira tem uma linha Editorial que sintoniza com a proposta de um Novo Modelo Econômico Solidário, Sustentável e Territorial para o cuidado da Vida no Planeta Terra.

          Há, também, um grande espaço da Biodiversidade, Agroindústria Familiar, túnel da Reforma Agrária, Espaço Arco-Íris Bem Viver, espaços Culturais sintonizados com a proposta da Economia Solidária, da Reforma Agrária, do Trabalho dos Catadores/as, dos Quilombolas, dos Povos Indígenas, dos Movimentos de Luta, de Resistência e da integração da Economia Solidária e da Agricultura Familiar.

        Nesta perspectiva se fortalecem as práticas de uma outra forma de Consumo e o Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como a Água, a Terra, a Semente e o Ar, e os bens produzidos que são os grandes “Patrimônios Universais da Humanidade”.

        Este espaço oportuniza e fortalece a construção de um Novo Modelo de Desenvolvimento Solidário e Sustentável de um Novo Modelo de Sociedade: Socialmente Justa, Economicamente Viável, Ambientalmente Sadia, Organizadamente Solidária e Cooperativada, Politicamente Democrática, fortalecendo a Cultura da Solidariedade, da Paz e da Justiça Social, na certeza de que “Um Outro Mundo é Possível” e de “Uma Outra Economia que já Acontece”.

A PLATAFORMA DA FEIRA DE SANTA MARIA

 

A Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante, nasceu da experiência dos PACs (Projetos Alternativos Comunitários) juntamente com a Cáritas Brasileira – RS, na Arquidiocese de Santa Maria através do Projeto Esperança/Cooesperança, setor vinculado ao Banco da Esperança/Cáritas Arquidiocesana. No decorrer dos anos, a Feira foi se fortalecendo com a Economia Popular Solidária, que é a Prática dos PACs e nos últimos anos na Economia Solidária, a caminho de Políticas Públicas e o fortalecimento de construção de um novo modelo do Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial.

A Feira de Santa Maria, desde os seus primórdios quando iniciou no dia 1º de julho de 1994, ainda no século passado, teve a perspectiva de oportunizar espaços intensos de Formação, Articulação, Comercialização Direta e troca de experiências entre os Empreendimentos de Economia Solidária do campo e da cidade. Nos anos de 1980, falar em Feira de Economia Solidária era algo impossível para muitos. O caráter da Feira, foi de buscar apoio e interação das organizações, Movimentos Sociais, Pastorais Sociais e Poder Público e a autogestão dos Empreendimentos Solidários em sintonia com as Políticas Públicas.

O papel dos Empreendimentos Solidários Urbanos e Rurais foi de grande expressão e participação. A presença e participação em todos os momentos preparatórios da realização da Feira, sempre foi muito significativo a participação das Comissões.

A Feira de Santa Maria nasceu de uma grande crise do Projeto Esperança/Cooesperança, que na época já trabalhava com Feiras e com Comercialização Direta da Economia Solidária e Desenvolvimento Solidário e Sustentável, mas com inúmeras dificuldades, no seu modelo de gestão que buscava viabilidade, com coragem, resistência e inovação.

Um dia, no gabinete do então Prefeito Municipal em 1993, houve uma reunião das lideranças do Projeto Esperança/Cooesperança e então o Prefeito perguntou: Porquê, o Projeto Esperança/Cooesperança está “murchando”, ou então está em crise? A pergunta indignou os participantes que se colocaram na luta para conhecer experiências de Comercialização Direta nos 03 Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Não encontrando o que se sonhavam, pois não havia experiência similar na época. Desde então, foi criado com o apoio da Prefeitura Municipal e da Arquidiocese de Santa Maria o Feirão Colonial no Terminal de Comercialização Direta, espaço para esta finalidade, que em 2007 foi transformado em Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. O Feirão Colonial completou 24 anos no dia 01/04/2016.

Foi esta primeira Feira que deu incentivo, ânimo, coragem e Profecia, para iniciar uma Feira maior, ou seja, a Feira Regional do Cooperativismo, no início com 27 Empreendimentos de 13 Municípios e em torno de 4 mil pessoas na 1ª Feira em 1994, dia em que iniciou o Plano Real do Brasil.

Para aquele início foi o máximo que poderia acontecer em Santa Maria, com esta temática. Não havia experiência similar. Tinha Feiras livres, Feiras de Produtores individuais, mas não havia Feiras de trabalhadores/as organizados na Economia Solidária, e no Cooperativismo Autogestionário, nos moldes de Economia Solidária e do Comércio Justo, como acontecem hoje.

Agora, passaram-se 23 anos desde a 1ª edição da FEICOOP - Feira do Cooperativismo e podemos afirmar que esta é a maior experiência da Temática da América Latina e conforme o Professor Paul Singer é a maior do Planeta. A grande pergunta é: para onde vai a Feira de Santa Maria? Quantas Feiras ela já inspirou no Brasil, no Mercosul, na América Latina e em outros Continentes? Muitas pessoas, Entidades, Empreendimentos Solidários e organizações vêm buscar experiências e se inspiram na Feira de Santa Maria. A troca de experiências é que fortalece a caminhada a cada ano que passa, novos atores se integram e se somam a esta tão importante experiência.

Vida longa para a Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante. É uma luta que vale a pena! Boa Feira para todos!

                      

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS para a 23ª FEICOOP e

12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária:

 

  • Telefones e Endereços de Hotéis úteis estão neste jornal.

  • Para as Oficinas e Seminários: Solicitamos que todos os que necessitam de Data show tragam com o seu notebook. Em casos especiais a Feira poderá fornecer estes equipamentos.

  • Favor respeitar as grandes opções da Feira:

  • Não fumar no Território da Feira

  • Não tomar e não trazer bebida alcoólica a não ser o vinho colonial de forma moderada.

  • Zelar pela Feira Limpa. Colocar os resíduos no lugar certo e favor respeitar os Catadores responsáveis pelo cuidado dos Resíduos Sólidos e orgânicos.

  • Participar na medida do possível das atividades de formação, Seminários e Oficinas, durante a Feira. Valorizar a formação.

  • Não desperdiçar a água que é gratuita.

  • O ALMOÇO nos dias 08, 09 e 10 será servido no Refeitório, nos fundos do prédio nº 01. Os cartões podem ser adquiridos com antecedência até às 10h no caixa no prédio nº 01 pelo valor de R$ 10,00 no dia 08/07 (sexta-feira) e R$ 15,00 nos dias 09 e 10/07 (Sábado e domingo). O almoço será servido das 11h30min. às 13h30min. Se puderem observar este horário favorecem a equipe da cozinha.

  • PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO fica no Parque da Medianeira logo na entrada do Portão à direita quem chega na Feira.

  • NOTA FISCAL: As pessoas e Entidades que necessitam de Nota Fiscal, favor dirigir-se ao Caixa no prédio nº 01 e levar um recibo da comprovação das compras no território da Feira, para emitir a nota fiscal. É importante reunir todas as despesas e emitir uma nota no final, para evitar desperdício de notas. Em caso especial se dialoga.

  • QUANTO AO TRANSPORTE: É permitido utilizar o transporte de ônibus no valor de R$ 3,50 por dia de cada pessoa da caravana, de forma coletiva e organizada até os alojamentos, respeitando os horários planejados em grupo, tanto na ida, como no retorno. Um responsável pela caravana receberá o valor das passagens e entregará tudo junto os valores no caixa do prédio nº 01. É uma vez este valor por passageiro por dia (ida e volta). Fazer a lista dos passageiros. É necessário agendar antes os ônibus.

  • Os GRUPOS CULTURAIS, também precisam organizar-se no horário do transporte nos 3 dias da Feira e marcar o transporte com antecedência com os responsáveis:

       - Evanir Manfio: 55 8426 4222

       - Juarez Piccini: 55 9996 8065

       Local: Espaço do Transporte ao lado da Recepção na entrada da Feira.

  • INTERNET no local – Para acessar o Wi-Fi: 913018270, ao longo do prédio nº 01, Sala de Informática e nos fundos do prédio nº 01.





 

  • PARA OS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS:

  • Favor observar os espaços distribuídos e ser solidário com o espaço.

  • Contribuir com as pesquisas que serão realizadas durante a Feira por várias Universidades.

  • Responder a avaliação final e entregá-la com a porcentagem na Coordenação, próximo a recepção.

  • Entregar impreterivelmente a porcentagem de 10% no final da Feira, sobre a venda bruta, no local de Coordenação ao lado da Recepção, na entrada da Feira. Haverá fichas de controle de todos os participantes.

  • Este ano não será feita a pré-inscrição.

 

  • ATIVIDADES GERAIS E PERMANENTES DE COMERCIALIZAÇÃO DIRETA

  • Dia 08/07/2016 – das 8horas às 20 horas

  • Dia 09/07/2016 – das 7 horas às 20 horas

  • Dia 10/07/2016 – das 8 horas às 18 horas

 

  • RÁDIO VOZES DA ESPERANÇA

Ao longo do dia no Território da 23ª FEICOOP

 

  • PROGRAMAS DE RÁDIO:

  • Dia 08/07/2016 – das 20h30min às 22h – Programa Hora “H” – Rádio Guarathan – Dinarte Lopes.

  • Dia 09/07/2016 – das 08 às 12 horas – Programa Norton Cézar – Rádio Medianeira.

  • Dia 09/07/2016 – das 10 às 12 horas – Programa a Cidade – Waldemar Roveda – Rádio Imembuí.  

  • Dia 10/07/2016 – das 08 às 9h30min – Programa A Igreja Caminha – Rádio Medianeira.

  • Dia 10/07/2016 – das 08 às 13 horas – Programa Norton Cézar – Rádio Medianeira.

 

TELEFONES ÚTEIS

Local da Feira .........................................   55 3222 6152

ATU .......................................................... 55 3222 6222

Bombeiros ............................................................... 193

Brigada Militar .......................................................  190

SAMU ......................................................................  192

Corsan ......................................................  55 3222 5300

Central de Informações ...........................  55 3921 1000

Correios e Telégrafos ...............................  55 3222 2925

Depart. Municipal de Trânsito .................  55 3921 7092

Delegacia de Polícia Civil .........................  55 3221 2809

Detran ......................................................  55 3286 3600

Estação Rodoviária ..................................  55 3222 4747

Prefeitura Municipal ...............................   55 3921 7000

Pronto Socorro de fraturas .....................   55 3304 2151

Casa de Saúde .........................................   55 3028 9401

Hospital de Caridade ...............................   55 3220 4444

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS SEMINÁRIOS, REUNIÕES E OFICINAS

 

Dia 07 de julho de 2016 – QUINTA-FEIRA

- 9h às 18h - Reunião da coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - Reunião Ordinária da Coordenação do FBES

Coordenação: Secretaria Executiva do FBES – Nhanja Araújo

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 04

 

- 13h30min - Encontro de Formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária - Práticas Possíveis para a Sustentabilidade do Movimento de ECOSOL

Coordenação: Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária – FGEPS

Local: Parque da Medianeira – Lonão 02 “Sandra Magalhães”

 

Dias 07 e 08 de julho de 2016

- 8h30min às 17h - Estratégias da Rede COMSOL para o Fortalecimento da Comercialização Justa e Solidária no Cenário Atual - Comercialização Justa e Solidária

Coordenação: Instituto Marista de Solidariedade - Rosane Bastos e Vinicius Fuzeti

Local: Instituto São José – Santa Maria – RS

 

- 8 às 18h - Encontro Nacional da Rede de Agentes de Economia Solidária da Cáritas Brasileira

Coordenação: Cáritas Brasileira

Local: Hotel Itaimbé – Santa Maria – RS

 

Dia 08 a 10 de julho de 2016

- 9 às 18h - Seminário para construção da Política de Educação em Economia Solidária - Educação em Economia Solidária

Coordenação: Rede CFES e Cáritas Brasileira

Local: Parque da Medianeira – Lonão 02 “Sandra Magalhães”

 

Dia 08 de julho de 2016 – SEXTA-FEIRA

- 8h30min às 13h - II Encontro Nacional da Juvesol – Tema: Juvesol Construindo Redes

Coordenação: Guayí, União Popular de Mulheres, Unisol Brasil, Renajoc e Instituto Kairós

Local: Parque da Medianeira – Lonão 01 “Josué de Castro”

 

 

- 9h - I Encontro de Centros Públicos de Economia Solidária - As experiências do Estado da Bahia e a assistência técnica em Economia Solidária

Coordenação: Albene Diciula Piau – SETRE

Local: Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 01

 

- 9 às 12h30min - Reunião da coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - Reunião Ordinária da Coordenação do FBES

Coordenação: Secretaria Executiva do FBES – Nhanja Araújo

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 4

 

- 9 às 13h - UNICOPAS: Organizar para Avançar – Organização da Unicopas

Coordenação: UNISOL, UNICAFES E CONCRAB - Nelsa Ines Fabian Nespolo

Local: Escola Irmão José Otão – Salão Auditório – Sala 19

 

- 14h - II Encontro Estadual de Mulheres do Levante Popular da Juventude - Feminismo Popular; Violência contra a mulher; Auto-organização

Coordenação: Levante Popular da Juventude (Dulce Mörschbächer e Iana Meira), Santa Maria – RS

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão E – Sala 16

 

- 14 às 16h - Reunião com as mulheres que compõe Empreendimentos de Economia Solidária –

Coordenação: Organização Feminista e Feminina Via Mulher – Salvador/BA

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

 

- 14h – 12ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social

Coordenação: Levante Popular da Juventude, MOBREC, MST, Cáritas Brasileira, FBES, IMS, FGES, Projeto Esperança/Cooesperança, GATS e todos os Fóruns de ECOSOL.

Local: Em frente ao Santuário Basílica da Medianeira até o Palco da Feira

 

- 15h30min – Espaço da Mística coordenado pela Economia Solidária e Movimentos Sociais.

Local: Palco da Feira

 

- 16h - Abertura Oficial da 12ª Feira Latino Americana de ECOSOL e 23ª FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo e Eventos complementares.

Local: Palco da Feira

 

Dia 09 de julho de 2016 – SÁBADO

 

- 8h30min. – Educação Étnico-racial – Racismo

Coordenação: UFSM/NECON/GT Negros – Maria Rita Py Dutra

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 3

 

- 9h - Roda de Conversa: População em Situação de Rua e Economia Solidária

Coordenação: CAMP (Letícia Balester, Daniela Tolfo e João Werlang)

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão C – Sala 11

 

- 9h - Saúde Mental e Economia Solidária: em Prol de Sujeitos Ativos, Criativos e Solidários

Coordenação: ITCP de Blumenau – Santa Catarina

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão C – Sala 9

- 9h - A Extensão Universitária como mola propulsora da Economia Solidária

Coordenação: Faculdade UNS de Contagem – MG (Agnaldo Rolim de Moura)

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

 

- 9h - Roda de Conversa sobre a Educação Financeira em família e nos grupos EES - Educação Financeira Agora

Coordenação: Gerson Peixoto Azambuja (Cifra Consultoria Financeira)

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 2

 

- 9h – Rede Sul de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares

Coordenação: Rede Sul ITCPS – Gilmar Mendes

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 5

 

- 9h - Oficina: Roda de Terapia Comunitária - OCA BRASIL/RS E VILA DOS POETAS/CE

Coordenação: Raquel Bernardi Kurtz e Ana Lourdes Freitas

Local: Parque da Medianeira – Lonão 3 “Eduardo Galeano”

 

- 9h às 17h – Seminário Nacional de Economia Solidária e dos Movimentos Sociais do Brasil

Coordenação: Movimentos Sociais e Redes do Brasil

Local: Parque da Medianeira – Lonão 02 “Sandra Magalhães”  

 

- 9 às 17h - Reunião Interestadual do Projeto ARTICULA(ÇÃO): Integração e Apoio às Entidades Parceiras das Ações de Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos.

Coordenação: UNITRABALHO – Salvador/BA - Ronalda Barreto Silva

Local: Parque da Medianeira – Lonão 4 “Margarida Alves”

 

- 9 às 18h - II Encontro Estadual de Mulheres do Levante Popular da Juventude - Feminismo Popular; Violência contra a mulher; Auto-organização

Coordenação: Levante Popular da Juventude/Dulce Mörschbächer e Iana Meira

Local: Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão E – Sala 16

 

- 10h – Encontro/Oficina - Dança Circular Sagrada – a Cultura da Paz!

Coordenação: OCA BRASIL e UFSM e Centro de Educação/Coletivo Maria Flor - Raquel Bernardi Kurtz e Deisi Sangói

Local: Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão D – Sala 13

 

- 10h - “Trancar não é tratar”: movimento da ASUCAPS em meio à Luta Antimanicomial.

Coordenação: UNO Chapecó – SC

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão C – Sala 12

 

- 10h - Oficina: Apresentação de trabalho de Inclusão Produtiva na Assistência Social - Inclusão Produtiva na Assistência Social

Coordenação: Angela Comunal – Acadêmica de Serviço Social - Giana Leoneti – Empreendimento Arte Mania

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 6

 

- 10h - Economia Solidária no Planalto Catarinense: Uma análise na perspectiva de seus Protagonistas.

Coordenação: ITCP/UNIPLAC ( Juliano Branco de Moura e Geraldo Augusto Locks)

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão C – Sala 10

 

- 10 às 11h - Avanços e Perspectivas

Coordenação: Fórum de Duque de Caxias – Rio de Janeiro  

Local: Escola Irmão José Otão – Sala de Informática nº 15

 

- 14h - Incubação de Grupos de Reciclagem: Desafios e Conquistas

Coordenação: ITCP de Blumenau – Santa Catarina

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 3

 

- 14h - Gênero na intervenção em Empreendimentos Economicamente Solidários

Coordenação: ITCP – UNOCHAPECÓ – Santa Catarina

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 5

 

- 14h - Circuitos Curtos de Comercialização de bens Agroalimentares: contribuições ao caso português - Aproximar as práticas e princípios da Economia Solidária nas relações entre produtor e consumidor de bens agroalimentares.

Coordenação: Eber Misael Quiñonez Hernandez - Universidade de Coimbra – Portugal

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 6

 

- 14 às 16h - Moeda Social MATE e Consumo Consciente

Coordenação: Cooperativa Vida Saudável/Canoas (Solange Manica)

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

 

- 14 às 16h – Oficina GAPES (grupo de auto poupança e empréstimo solidário)

Coordenação: Grupo Atitude – Nael Talita JUVESOL – Sérgio de Cássio

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 7

 

Dia 10 de julho de 2016 – DOMINGO

- 8 às 17h - II Encontro Estadual de Mulheres do Levante Popular da Juventude - Feminismo Popular; Violência contra a mulher; Auto-organização

Coordenação: Levante Popular da Juventude/Dulce Mörschbächer e Iana Meira

Local: Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão E – Sala 16

 

- 9h - AUFASAM Recomeçar: promovendo Inclusão Social e Solidariedade - Relato de experiências/vivências dos associados da AUFASAM de um município do Médio Vale do Itajaí – SC.

Coordenação: Rosecler Cazzanoto Siqueira - CAPS I - Indaial – SC

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 3

 

- 9 às 12h - Reunião Interestadual do Projeto ARTICULA(ÇÃO): Integração e Apoio às Entidades Parceiras das Ações de Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos.

Coordenação: UNITRABALHO – Salvador/BA - Ronalda Barreto Silva

Local: Parque da Medianeira – Lonão 4 “Margarida Alves”

 

 

- 9h às 17h – Ônibus da Leitura – Espaço Cultural – Prefeitura Municipal de Santa Maria

Local: Parque da Medianeira

 

- 10h - Roda de Conversa: Segurança Alimentar e Consumo Sustentável Em Rede: Um Diálogo Necessário - Comida de verdade no campo e na cidade: por uma produção e consumo sustentáveis

Coordenação: Consea, CCR/UFSM e UAC/SM – Juarez Felisberto

Local: Parque da Medianeira – Lonão 02 “Sandra Magalhães”

 

- 10h – Roda de Conversa sobre Plantas Medicinais: Uma alternativa a Saúde e Qualidade de Vida

Coordenação: Cozinha Pedaços da Natureza – Gabriela Alvarez e Juliane Silveira

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão A – Sala 1

 

- 10h - Experiências e inovação na gestão da Economia Social no município de Rosário – Argentina - Troca de experiências feitas e propostas para novas maneiras de gerenciar as políticas da Economia social no município

Coordenação: Marcelo Tenaglia

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 6

 

- 10h às 12h - Oficina aberta da Rede Nacional de Habitação Solidária – RNHS Aprender como começar um processo de construção coletiva de moradia para famílias de baixa renda sem terreno e sem crédito

Coordenação: Cooperativa Habitacional Central do Brasil – COOHABRAS (Ivanio Dickmann)

Local: Parque da Medianeira – Lonão 03 “Eduardo Galeano”

 

- 10 às 12h - Oficina: Agrofloresta, desenhos e formas para a Agricultura Sustenável - “Agricultor e o alimento que produz, saúde do solo até a qualidade do alimento” - Agricultura Familiar e Agroecologia

Coordenação: NEA/UFSM – Lucas Contarato Pilon

Local: Escola Irmão José Otão – Pavilhão B – Sala 5  

 

- 10 às 13h - Avançando na Organização dos Empreendimentos Solidários – Organização

Coordenação: UNISOL/RS E UNISOL BRASIL

Local: Parque da Medianeira – Lonão 1 “Josué de Castro”

 

- 14 às 17h - Oficina de Contratação de Empreendimentos de Catadores e Catadoras para Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos

Coordenação: UNITRABALHO – Salvador/BA - Ronalda Barreto Silva

Local: Parque da Medianeira – Lonão 4 “Margarida Alves”

 

- 16h - Como montar um Jornal Comunitário - Mídias Sociais, Educomunicação, Comunicação Regional

Coordenação: Jornal Comunitário Brejaru e Frei Damião – Carlos - Palhoça – Santa Catarina

Local: Parque da Medianeira – Lonão 03 – “Eduardo Galeano”

 

- 18h – Encerramento Oficial dos Eventos Internacionais do Cooperativismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária de 2016.

- Lançamento da 24ª FEICOOP e 13ª Feira Latino Americana de Ecosol de 07 a 09 de julho de 2017. Local: Palco da Feira

BOA VIAGEM PARA TODOS/AS!

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES CULTURAIS 2016

PALCO DA FEIRA – Parque da Medianeira

 

Dia 08 de julho de 2016 – SEXTA-FEIRA

 

- 7h15min – Alvorada festiva

- 7h30min – Apresentação do Vídeo: A Vida quer Viver (Mundo Jovem)

 

- 9h – Vídeo do Documentário de Dom Ivo Lorscheiter

Local: Telão do Palco da Feira

 

- 14h – 12ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social

Coordenação: Levante Popular da Juventude, MOBREC, MST, Cáritas Brasileira, FBES, IMS, FGES, Projeto Esperança/Cooesperança, GATS e todos os Fóruns de ECOSOL.

Local: Em frente ao Santuário Basílica da Medianeira até o Palco da Feira

 

- 15h30min – Espaço da Mística coordenado pela Economia Solidária e Movimentos Sociais.

 

- 16h - Abertura Oficial da 12ª Feira Latino Americana de ECOSOL e 23ª FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo e Eventos complementares.

 

- 18h30min – Apresentação de Mister Charles – o Mágico Popular do Brasil

Coordenação: Mister Charles s seu grupo

 

- 19h30min - Juvesol – Juventudes e Economia Solidária - Sarau da Utopia Militante

Coordenação: Alex Barcellos e Fabiana Soares

Local: Ginásio do Colégio Irmão José Otão

 

Dia 09 de julho de 2016 – SÁBADO

- 7h15min – Alvorada festiva

- 7h30min – Apresentação do Vídeo: Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

                     Tema: “Casa Comum, nossa Responsabilidade”.

 

- 8h – Apresentação do Vídeo: Por onde passa a Memória da Cidade – TV OVO

Local: Telão do Palco da Feira

 

- 9h – Apresentação Jaime Gaiteiro Show

Coordenação: Jaime Papalia – Artista da caminhada

Local: Palco da Feira

 

- 10h - Banda Marcial da SAEMA “Som da Vida”

Coordenação: Irmã Joseana Carvalho e Grupo da Banda

Local: Palco da Feira

 

- 10h15min - Grupo de Dança Fazendo Arte – Dança

Coordenação: Irmã Angelita Correia de Oliveira

 

- 10h30min - Grupo de Dança Madre Francisca – Dança - Tema: Sítio do Pica Pau Amarelo

Coordenação: Professora Joana Nunes

 

- 13h – Vivência em Dançaterapia – Coletivo Madalena

Coordenação: Raquel Bernardi Kurtz, Joana Iara, Carla Duarte e Fabiana Martins

 

- 13h30min - Apresentação Cultural Maria Flor - OCA BRASIL e UFSM e Centro de Educação/Coletivo Maria Flor - Dança Circular Sagrada – a Cultura da Paz!

Coordenação: Raquel Bernardi Kurtz e Deisi Sangói

 

- 14h30min – Apresentação de José Luiz e seus Amigos

Coordenação: José Luiz

 

- 16h - Grupo de Ballet Clássico Butterfly (Dança/Ballet Clássico) – 65 crianças – Coreografias: Esmeralda, Amigas Encantadas e Believe

Coordenação: Professora Marlize Trindade

Local: Palco da Feira

 

- 17h – Lançamento de Livros e Documentários:

  • Livro: Sangue Fecundo – Amor Divino Escrito com Sangue Fecundo ( Histórico do Martírio de Irmã Adelaide Molinari, Filha do Amor Divino).

Autoras: Irmã Zoeli Maria Pletsch, FDC e Irmã Angelita Fernandes, FDC, lançamento será feito pela Irmã Lourdes Dill, FDC.

  • Livro: Educação e Economia Solidária e o seu potencial emancipador: Limites e Desafios

Autor: Duilio Castro Miles - Porto Alegre – RS

  • Livro: A Arte da Periferia

Autor: Marcelo Nogueira de Mello – Santa Maria – RS

  • Livro: Santa Maria Viva Cidadania

Autora: Irmã Ida Tereza Ceron/FPCC – Santa Maria – RS

  • Livro: Que Saudade! Ângela Maria e Suas Avós

Autora: Irmã Ida Tereza Ceron/FPCC – Santa Maria – RS

  • Livro: Devoção ao Divino Espírito Santo: Folias e Bandeiras

Autora: Irmã Ida Tereza Ceron/FPCC – Santa Maria – RS

  • Lançamento do 5º Congresso Nacional da Cáritas Brasileira – 60 anos (Luiz Mandela).

- 18h – Grupo de Danças Superação – Projeto ONG Nossa Vida Sua Vida

Coordenação: Vera Lucia Pinto

 

- 19h - Banda Geringonça – Música

Coordenação: Rodrigo Cidade

 

Dia 10 de julho de 2016 – DOMINGO

- 7h15min – Alvorada festiva

- 7h30min – Apresentação do Vídeo: Educação Popular e Economia Solidária: Fios e Nós (CEFES)

 

- 8h30min – Apresentação do Vídeo: O veneno está na mesa II de Silvio Tendler

Local: Telão do Palco da Feira

 

- 9h às 17h – Ônibus da Leitura – Espaço Cultural – Prefeitura Municipal de Santa Maria

Local: Parque da Medianeira

 

- 9h30min - Musical V8 - Músicas Variadas: Latino América, Sertaneja, gauchesca.

Coordenação: Ezequiel Palmeira Machado

 

- 10h30min - Grupo “De Alma Gaúcha” - Música com Acordeon e violão

Coordenação: Glauco Schmeling

 

- 11h15min - Grupo Cultural Indígena Kaigang - Dança e apresentação cultural

Coordenação: Cacique Joel Claudino Amaro

 

- 11h45min – Grupo Cultural Indígena Guaranis – Dança e apresentação cultural

Coordenação: Cacique Guarani

 

- 12h15 Min. – Apresentação do Grupo Eventos do Coração

Coordenação: José Dirceu dos Santos (Cebolinha)

 

- 14h - Apresentação do Grupo Madre Francisca e Grupo Atoque – Música

Coordenação: Ivo Pereira – Projeto Social Madre Francisca

 

- 15h – Apresentação do Coral Vidas em Canto, Coral Canto e Magia e Percussão Som da Vida

Coordenação: Neida Reis

 

- 15h45min – Apresentação da Gaiteira Marieta – Lar das Vovozinhas de Santa Maria

Coordenação: Equipe do Lar das Vovozinhas

 

- 16h – Show dos Artistas da Caminhada Cultural

Coordenação: Antônio Gringo, Regina Dellagerisi e grupo de Artistas

 

- 17h50min – Homenagem à Dom Ivo Lorscheiter (in memorian) e a todos os Parceiros do Cooperativismo e da Economia solidária que já partiram para a Casa do Pai.

 

- 18h – Encerramento Oficial dos Eventos Internacionais do Cooperativismo, Agricultura Familiar e Economia Solidária de 2016.

- Lançamento da 24ª FEICOOP e 13ª Feira Latino Americana de Ecosol de 07 a 09 de julho de 2017.

Local: Palco da Feira

 

BOA VIAGEM PARA TODOS/AS!

 

 


 

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square