Irmã Lourdes Dill recebe título de Honra ao Mérito em Santa Maria

10/05/2016

 

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill, recebeu na noite desta quinta-feira (5) o título de Honra ao Mérito. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria-RS, que também homenageou Daniel Tonetto, com o título de Cidadão Santa-Mariense; Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Cidadão Benemérito; e Sérgio Miguel Achutti Blattes, Vereador Emérito.

 

A vereadora Marta Zanella, responsável por entregar a homenagem à irmã Lourdes, destacou que a trajetória de vida da religiosa dispensa qualquer justificativa para a homenagem.

 

“Seu trabalho é incansável, sua dedicação é total e seu conhecimento incontestável a faz mais do que merecedora, motivo de referência e Honra ao Mérito. A nós cabem à admiração, o respeito e o orgulho em poder contar com a senhora em nossa cidade”, afirmou a vereadora.

 

Irmã Lourdes possui atuação de destaque junto aos movimentos sociais, agricultura familiar e grupos de Economia Solidária.  “Dos meus 65 anos de vida, 31 anos estou em Santa Maria, sendo 29 anos ininterruptos dedicados de corpo e alma ao Projeto Esperança/Cooesperança, um setor vinculado ao Banco da Esperança, da Arquidiocese de Santa Maria”.

 

Entre as principais ações promovidas pela irmã estão o Feirão Colonial, realizado há 24 anos nas manhãs de sábado, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, os pontos fixos de comercialização em rede e a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que este ano chega a sua 23ª edição.

Hoje, o Projeto Esperança/Cooesperança está presente em 34 municípios da região Central do Rio Grande do Sul, em grupos urbanos, rurais, artesãos, agroindústrias, grupos de alimentação, grupos de confecção, catadores, quilombolas, povos indígenas, consumidores e outros. Fazem parte do projeto pessoas de todas as idades, culturas, raças e religiões, abrangendo cerca de 5 mil famílias e mais de 23 mil pessoas.

 

“Temos uma multidão de amigos, colegiados, apoiadores e pessoas que acreditam e sintonizam com este trabalho. Temos também alguns inimigos, mas esses são poucos e são aqueles que não gostam do cheiro dos pobres, que acham que o pobre é preguiçoso e que não merece atender-se. Respeitamos essa minoria, mas valorizamos a grande multidão que acredita nas mudanças e na transformação pela solidariedade com políticas públicas”, destacou irmã Lourdes.

 

 

 

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS