TROTE SOLIDÁRIO

11/09/2015

 

TROTE SOLIDÁRIO

 

 Promoção:

- Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul

- Núcleo Acadêmico – SIMERS 

- SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul)

 

  Participação de 10 Universidades do Rio Grande do Sul.

As Universidades participantes em Santa Maria foram:

- UFSM – 83 alunos

- UNIFRA – 60 alunos

  Total de alunos em Santa Maria: 143 alunos

 

  A Entidade cadastrada no Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul – Instituto São José de Santa Maria através de Padre Ênio José Rigo.

 

  Responsável pela coordenação do recolhimento e da distribuição dos alimentos: Irmã Lourdes Dill, Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

 

  Participação de uma equipe de 20 Voluntários do Banco da Esperança e Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, que contribuíram na separação e distribuição.

 

  Os Veículos para distribuição dos alimentos: Kombi do Banco da Esperança e Camionete do Projeto Esperança/Cooesperança. Foram em torno de 200 km rodados e o combustível por conta destas duas entidades apoiadoras que coordenaram a distribuição.

 

  Tipos de alimentos arrecadados: arroz, feijão, farinha de trigo, óleo de soja, sal, açúcar, leite, farinha de milho, biscoitos, massas, café e produtos de limpeza. Total arrecadado em Santa Maria, em torno de três toneladas de alimentos.

 

  Distribuição para as seguintes Entidades:

- Lar das Vovozinhas

- Vila Itagiba

- Aldeia Indígena Guarani

- Aldeia Indígena Kaiguang

- Projeto Catando Cidadania

- Centro Social Madre Francisca

- Cozinha Comunitária da Vila Carolina

- Ong Infanciação

- ARSELE (Associação de Recicladores e Selecionadores Lixo Esperança)

- Instituto São José

- Seminário Maior São João Vianey

- Banco da Esperança/Projetos de Emergências

- Projeto Esperança/Cooesperança/várias Famílias de Bairros e Vilas da cidade.

 

 TROTE SOLIDÁRIO

 

                No dia 29 de agosto, no último sábado do mês, foi realizado no Rio Grande do Sul, o Trote Solidário com o título “Participe e Mude a Vida de muitas pessoas” pelos acadêmicos dos Cursos de Medicina do Rio Grande do Sul. Foram ao todo 10 Universidades que participaram entre Públicas e Particulares.

                Em Santa Maria o Trote Solidário foi assumido pelas 101ª turma e 102ª Turma de Medicina da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) com um total de 83 alunos e da 1ª Turma de Medicina da UNIFRA (Universidade Franciscana) num total de 60 alunos. Ao todo em Santa Maria foram 143 alunos Acadêmicos dos Cursos de Medicina.

                As Entidades que promoveram o Trote Solidário do Rio Grande do Sul:

·         Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul

·         Núcleo Acadêmico

·         SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul)

As Universidades participantes em Santa Maria foram: UFSM e UNIFRA

                Foram recolhidos em Santa Maria em torno de 03 toneladas de alimentos e no Rio Grande do Sul em torno de 12 toneladas de alimentos pelos Acadêmicos do Curso de Medicina.

         Em Santa Maria o Trote Solidário foi realizado nos seguintes Supermercados:

·         MAXXI 120 – Avenida Ângelo Bolson, 1366

·         Nacional 121 – Avenida Medianeira

·         Nacional 162 – Rua Astrogildo de Azevedo

·         BIG 25 – Avenida Fernando Ferrari, 1483

Em Santa Maria, o trabalho com os Acadêmicos da UFSM e UNIFRA, foi acompanhado pelo Instituto São José, devidamente cadastrado na Rede dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, através do Padre Enio José Rigo, Diretor do Instituto São José e pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, através de Irmã Lourdes Dill e uma equipe de 20 voluntários.

Posso afirmar com muita alegria que acompanhei o entusiasmo, alegria, dedicação, comprometimento, profissionalismo dos Acadêmicos de Medicina da UFSM e da UNIFRA de Santa Maria. Fiquei muito contente em falar que pelos Acadêmicos de Medicina do RS foram arrecadados em torno de 12 toneladas de alimentos que certamente chegaram em boa hora nas mesas de nossos irmãos e irmãs que muitas vezes são excluídos do seu direito básico que é o Direito Humano a Alimentação.

Acompanhei também, a solidariedade dos doadores de alimentos e os Supermercados que abriram as suas portas para este Gesto Solidário. Todos contribuíram com muita alegria. O Trote Solidário convence as pessoas que esta é uma ação muito importante para os estudantes muito mais do que o “Trote sujo” que hoje é repudiado 100% pela população. Que tal em Santa Maria que tem tantas Universidades e Faculdades, os Acadêmicos uma vez por todas assumir o “Trote Solidário” que contribui significativamente para as famílias em maior vulnerabilidade Social. Este é de fato um compromisso solidário, responsável que transforma vidas e consciências, além de construir verdadeiros processos e transformadores à Serviço da Vida e de Inclusão Social, daqueles que estão a margem de seus direitos básicos participativo.

Pude acompanhar o processo de motivação dos Acadêmicos, a coleta e a distribuição dos alimentos para as famílias empobrecidas. Vi e senti como há pessoas que cultivam e praticam a solidariedade, se há intenções solidárias e honestas como foi o caso do Trote Solidário dos Acadêmicos dos Cursos de Medicina da UNIFRA e UFSM, com as demais Universidades do Rio Grande do Sul.

Fiquei imaginando se todos os Calouros de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil praticassem gestos desta natureza, quantas famílias pobres poderiam saciar sua fome.

Dedico a todos o Provérbio Africano: “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra”.

 

Irmã Lourdes Dill

Coord. Projeto Esperança/Cooesperança

Arquidiocese de Santa Maria

 

 

 

 

TROTE SOLIDÁRIO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS

DE MEDICIANA DA UFSM E DA UNIFRA

Data: 29 de agosto de 2015

 

Entrega dos alimentos arrecadados de 01 a 05 de setembro de 2015

 

ENTIDADES BENEFICIADAS EM VÁRIAS REGIÕES DA CIDADE DE SANTA MARIA

 

 FOTOS, ACESSE AQUI

 

Total de pessoas beneficiadas: 1.290

Total de famílias beneficiadas: 911 famílias representadas

Todas as famílias acolheram com muita alegria e gratidão os alimentos não perecíveis oferecidos e que foram arrecadados pelos Acadêmicos dos Cursos de Medicina da UFSM e da UNIFRA.

 

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS