Feicoop inicia com seminários lotados

11/07/2015

 

A 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária abriram com grande público em seus seminários. Os eventos tiveram início na manhã desta sexta-feira (10), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS.

 

Os seminários Intercâmbio dos Beneficiados da Chamada Pública de ATER/Agroecologia; Agroindústria Familiar na Perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional; e Encontro Nacional de Rede EPS da Cáritas receberam centenas de participantes. Os seminários ocorrem nas pirâmides localizadas no Parque da Medianeira. Já na Escola Irmão José Otão, serão realizadas diversas oficinas durante o dia (confira na programação). 

 

A Feira está recebendo milhares de visitantes de todo o Brasil. Destaque para o grupo de 15 estudantes da Incubadora da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat).

 

- Viemos para trocar experiências - afirma o professor Laudemir Zart, que já havia participado de edições anteriores da Feira.

 

O acadêmico de Administração, Douglas Campos, ficou impressionado com o que encontrou em Santa Maria.

 

 

- A Feicoop vai muito além do que eu imaginava. Não há fronteiras, expositores de diversos estados ficam lado a lado trocando ideias. A interação é muito grande - avalia o jovem.

 

Poucos antes do meio-dia, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, chegou à Feicoop. Acompanhado da coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, o político conferiu os seminários que aconteciam no final da manhã.

 

- É fundamental nos encontrarmos nestes eventos para reforçarmos a nossa luta. Além disso, é essencial que tenhamos uma organização própria e articulação com outros setores urbanos - disse Olívio em discurso a produtores rurais no Seminário Agroindústria Familiar na Perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional.

 

Às 16h, o ex-governador irá participar da abertura oficial do evento, no Palco da Feira.

 

Antes, às 14h, ocorre a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, com saída da Basílica da Medianeira. A Feira segue aberta até as 20h.

 

No sábado (11), a Feicoop abre às 8h, com diversas atrações. o destaque é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

 

 

 

Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária ­ Homenagem à Sandra Magalhães”.

 

No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.

 

São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.

 

Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Horário de abertura da Feicoop

Sexta-feira e sábado (10 e 11 de julho): 8h às 20h

Domingo (12 de julho): 8h às 18h

Entrada gratuita

 

 

Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop

 

 

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTb/RS 13334)

Pós-Graduado em Finanças

 

Assessor de imprensa ­ 22ª Feicoop

11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária

55 55 9681-1384 (WhatsApp) ou 55 55 3219-4435

Facebook - Twitter - Instagram - Flickr - Linkedin - YouTube

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS