CAMPANHA FRATERNIDADE 2015 – IGREJA E SOCIEDADE

16/02/2015

 

 

No dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas é o início do tempo da Quaresma e do período da Campanha da Fraternidade (CF) de 2015 em todo o Brasil, coordenado pela CNBB, com o Tema: “Fraternidade – Igreja e Sociedade” e o Lema: “Eu vim para Servir” (cf. Mc 10, 45). São quarenta dias que antecedem a Festa da Páscoa. O tema muito sugestivo que nos remete a uma profunda avaliação enquanto Igreja e Sociedade, duas colunas que precisam caminhar juntas e construir uma consciência justa, fraterna e solidária. A Igreja não pode ser algo a parte. Ela se insere dentro da sociedade, onde caminha o Povo de Deus com suas lutas, buscas e desafios, construindo o Reino de Deus, aqui e agora.
A Campanha da Fraternidade de 2015 é uma grande oportunidade para retomarmos os belos ensinamentos do Concílio Vaticano II. Estes ensinamentos nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus, mesmo com diferentes credos e culturas religiosas. Deus é um só. Para chegar até Ele são muitos os caminhos. Por isso, podemos afirmar com o salmista: “Todos os Caminhos do Senhor são Graça e Fidelidade” (Sl. 24).
A Campanha da Fraternidade de 2015: Igreja e Sociedade nos motiva para uma convivência e atividade conjunta das pessoas, ordenada e organizadamente. A sociedade é um coletivo de Cidadãos e Cidadãs com leis e normas de conduta, organizados por critérios e com Entidades Governamentais e não Governamentais, que cuidam do bem estar de todos aqueles que convivem nesta Casa Comum: o Planeta Terra. Somos uma grande Família Humana com Pão e Justiça para todas as pessoas, Vida, dignidade e esperança.
Destaco aqui, dois grandes e im

portantes objetivos da CF 2015: “Aprofundar, a luz do Evangelho, o diálogo e colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro e para a edificação do Reino de Deus”. E um dos objetivos específicos assim se expressa: Aprofundar a compreensão de dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da Paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e cultural, para superar as relações desumanas, perversas e violentas. Neste contexto é preciso a Luz da Evangélica e Profética opção preferencial pelos pobres e o desenvolvimento integral da pessoa humana na construção de uma Sociedade Justa, Fraterna e Solidária.
A Quaresma e a Campanha da Fraternidade são um período especial de renovação e fortalecimento de nossas convicções religiosas, como Igreja, Povo de Deus que caminha rumo a Terra Prometida.

 

Irmã Lourdes Dill
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
CPF nº 425.024.119-04
E.mail: lourdesdill@hotmail.com

 

 

Please reload

 Posts em Destaque

FEIRÃO  ESPECIAL  DOS  PAIS

August 10, 2019

1/10
Please reload

Arquivos
Please reload

Pesquisa por tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS