HISTÓRICO do PROJETO ESPERANÇA UMA TRAJETÓRIA EM CONSTRUÇÃO

 

 

 

O PROJETO ESPERANÇA  é um dos Setores do BANCO da ESPERANÇA da DIOCESE de Santa Maria, integrado com a CÁRITAS REGIONAL – RS. Surgiu do estudo do Livro:” APOBREZA RIQUEZA DOS POVOS” do autor Africano Albert Tévoèdjeré. O estudo iniciou em 1982 e em 1985 foram criados os primeiros PACs (Projetos Alternativos Comunitários) e em 15 de agosto de 1987, foi criado o PROJETO ESPERANÇA. É uma proposta que na Diocese de Santa Maria, articula e congrega as experiências de EPS (Economia Popular Solidária), no meio urbano e rural.

 

O PROJETO ESPERANÇA desde 1987, vem construindo o ASSOCIATIVISMO,  o TRABALHO, A SOLIDARIEDADE, a CIDADANIA, um NOVO MODELO de COOPERATIVISMO AUTOGESTIONÁRIO, a ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA, a INCUSÃO SOCIAL, através de alternativas concretas de radicalização da Democracia, do desenvolvimento Humano, Solidário e Sustentável e a “REINVENÇÃO da ECONOMIA”, que coloca o TRABALHO acima do CAPITAL, formando sujeitos para o pleno exercício da Cidadania.

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS