Textos Históricas

das FEICOOP

“COM DEUS TEM JEITO”

 

                      “Com Deus Tem Jeito: Uma Igreja Pobre para os Mais Pobres” reafirma o compromisso do Pontificado de Francisco com os fragilizados da Humanidade.

Baseado neste compromisso do nosso Papa Francisco em 2016, mais de 60 comunidades organizaram o evento “Com Deus Tem Jeito” na Fazenda da Esperança de Guaratinguetá, São Paulo. Aproximadamente 600 irmãos e irmãs em Situação de Rua de mais de 30 cidades do Sudeste do Brasil tiveram uma profunda experiência com a misericórdia. Deste encontro resultou o acolhimento de cerca de 100 irmãos e irmãs por diversas e maravilhosas Casas de Acolhimento parceiras do Evento, para sua recuperação.

Já no dia 01 de julho de 2017, o mesmo evento aconteceu em Fortaleza, no CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) para 850 irmãos e irmãs em Situação de Rua de todo Países, neste dia mais de 350 foram acolhidos nas Casas de Recuperação.

 

Em novembro deste mesmo ano, no dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco foram realizados mais de 40 “mini” Eventos “Com Deus Tem Jeito” em Dioceses de todo Brasil.

Neste no dia 21 de abril de 2018, foi realizado, na cidade de Casca, na Fazenda da Esperança a 3ª edição do Evento “Com Deus Tem Jeito”, onde 120 comunidades e grupos de mais de 50 cidades de 10 Estados do País estiveram presentes. Cerca de 500 irmãos e irmãs em situação de rua, com 200 Missionários e Voluntários passaram por uma experiência maravilhosa e inesquecível com Jesus Ressuscitado. Resultou deste evento o acolhimento de 212 irmãos e irmãs¸ por entidades parceiras do Evento que foram encaminhadas para a sua recuperação. A Arquidiocese de Santa Maria esteve presente com uma delegação de 26 moradores e moradoras em Situação de Rua e 4 voluntários e uma voluntária. A partir de um trabalho iniciado após um debate ocorrido na 24ª FEICOOP, no ano de 2017 em Santa Maria um grupo de voluntários passou a realizar uma atividade denominada “Café Solidário” e “Almoço Solidário”, aos domingos na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. Com base neste grupo formado partiu o convite da Arquidiocese, através da Irmã Lourdes Dill do Projeto Esperança/Cooesperança, para a participação no Evento de Casca, RS. Com a ajuda de várias pessoas passamos a organizar nossa ida.

 

As expectativas geradas entre os moradores e moradoras em Situação de Rua, a partir do anúncio da viagem, já nos dava uma mostra do sucesso e dos resultados gerados após.

Durante os dias que antecederam o encontro nossos voluntários e voluntários partiram em busca da infraestrutura necessária para a viagem, fomos em busca de roupas, Kits de higiene e alimentação a ser servida na noite que antecedeu a viagem, destaca-se entre estes voluntários e voluntárias, o companheiro Jonatan Camargo que, teve participação decisiva na organização e na busca das refeições oferecidas, juntamente com o grupo de motociclistas ¨Águias de Cristo¨, o companheiro Reinaldo dos Santos e a companheira  Lise Brasil da ARSELE, cuidaram do contato e o convencimento junto aos moradores e moradoras . Tivemos também apoio de outros tantos irmãos e irmãs, bem como a doação de kits de higiene, fornecidos pelo Hotel Continental, de Santa Maria, RS.

Na noite que antecedeu a viagem, reunimos nossos irmãos e irmãs, no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter do Projeto Esperança/Cooesperança, para uma integração, onde foram oferecidos um lanche e um jantar para eles e, no intervalo entre eles, a Irmã Lourdes Dill, fez uma mística e um momento de oração, pedindo a Deus que os protegesse na sua jornada e na sua recuperação. Tivemos também momentos de descontração e músicas propiciadas pelos irmãos do grupo “Águias de Cristo”. A meia noite, partimos deste local rumo ao nosso Evento em Casca, RS.

 

Na chegada em Casca, muita expectativa e curiosidade e após um rápido café da manhã, partimos para as atividades de louvor e testemunho, ao meio dia foi servido o almoço e à tarde, seguiram as demais atividades que culminaram com a celebração de uma Santa Missa presidida pelo Bispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber. Foi lindíssima a experiência do “Lava-Pés” onde um lavou os pés do outro, como uma experiência de serviço. Importante salientar a participação ativa de nossos irmãos e irmãs de Santa Maria em todas as atividades mesmo que, no início um pouco tímidos, no decorrer do dia, tomados pelo Espírito Santo participaram ativamente do evento. Importante salientar a emoção que tomava conta dos participantes a cada ato de louvor ou testemunho, percebia-se claramente a presença de Deus, colocando sua mão na cabeça de cada irmão e irmã que, a partir dessa intercessão motivavam-se a buscar e serem acolhidos nas diversas Entidades Parceiras do Evento.

 

Para nossa alegria e satisfação que 07 (sete) dos Moradores em Situação de Rua de Santa Maria que integravam nossa delegação, aceitaram serem acolhidos para sua recuperação, isto é, sem dúvida, um sinal de que estamos, a partir da Bênção de Deus, do nosso Papa Francisco e dos ensinamentos de Dom Ivo, no caminho certo na busca de uma vida digna para nossos irmãos e irmãs em Situação de Rua. Os sete representantes de Santa Maria e o total de 212 de todo o Evento aceitaram ficar para a sua recuperação em uma das “Fazendas Esperança” do Rio Grande do Sul, durante nove meses para a sua recuperação de forma solidária e gratuita, apoiada pelas equipes de voluntários.

 

Somos muito gratos à Arquidiocese de Santa Maria, ao Dom Hélio Adelar Rubert, através do Projeto Esperança/Cooesperança, ao grupo “Águias de Cristo”, ao Hotel Continental e aos Gabinetes dos Vereadores Valdir Oliveira e Professora e Vereadora Celita da Silva pelo apoio, solidariedade e a colaboração do voluntariado, nesta importante missão do cuidado da vida e da  inclusão dos irmãos, em situação de rua. Deus seja louvado por esta belíssima experiência e que se multiplique pelo Brasil a fora.

 

Rogério Rosado – integrante dos Voluntários do Evento

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS