Catando Cidadania

 

Um dos eixos importantes do trabalho Projeto Esperança/Cooesperança e Teia Esperança é o trabalho com os Catadores (as) de Resíduos Sólidos. São centenas de Catadores (as) que trabalham de forma organizada e associativa e alguns puxam os seus carrinhos individualmente nas ruas da cidade, com alegria e dignidade e o resgate da cidadania através do trabalho cooperativado.

A reciclagem do lixo doméstico urbano, é hoje uma grande alternativa para muitas famílias excluídas do mercado de trabalho. Pensar no Desenvolvimento Sustentável e no desafio da Sustentabilidade social que se afetiva com ações conjuntas da Organização do Povo. A Construção de Políticas Públicas e a consciência da Comunidade, fortalecendo a Preservação do Meio Ambiente, Cidadania, Inclusão Social, geração de trabalho e renda que é uma das formas de fortalecer a “Transformação Pela Solidariedade”. Em Santa Maria, está sendo construído com a soma de esforços de muitas Entidades e Organizações Governamentais e Não Governamentais a organização de uma Central das Associações, que  trabalham  com  materiais  recicláveis.

 

Esta experiência que está sendo construída de forma Colegiada,  inclusive com as famílias que hoje trabalham no lixão de Santa Maria e outros grupos. Isso significa uma Esperança para muitos Trabalhadores(as), Recicladores(as) e Carroceiros (as).

É um desafio nos caminhos dos pobres e excluídos que se organizam para reciclar o “Lixo” e  “Mentes” das pessoas que jogam o lixo em qualquer lugar e nas ruas de nossa cidade. Este trabalho visa formar a “Consciência Ecológica” preservação do Meio Ambiente, Cidadania e Inclusão Social na cidade de Santa Maria e Região  Centro- RS – Brasil.

Os Catadores (as) são os “Profetas da Ecologia” e contribuem de formas significativa na preservação do Meio Ambiente.

O Trabalho com os Catadores (as) tem uma grande parceria do Projeto Esperança/Cooesperança, com a Prefeitura Municipal de Santa Maria,  Secretaria de Gestão Ambiental, Movimento Nacional e  Estadual dos Catadores(as),  Cáritas - RS, MNLM, CGTEE, entre outros.

No contexto deste trabalho foi criado o Coral dos Catadores (as), Bloco de Carnaval da Cidadania dos Catadores(as), CD dos Catadores além de aproveitar o material reciclado, para uma infinidade de artesanato de boa qualidade e de grande utilidade e de embelezar.

© 2023 Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria - RS - Brasil  - Fones (55) 3219.4599 / 3223.0219                               Site desenvolvido por: Vida Grafi - Santa Maria - RS