Santa Maria, RS, 15 de janeiro de 2015.
Prezad@s Irmãos e Irmãs de caminhada !
“Os 242 jovens, vítimas da Tragédia de Santa Maria de 27/01/2013,
deixaram muito de si e levaram muito de nós”.
Ao completar o 2º ano da Tragédia da Boate Kiss no dia 27/01/2015, queremos fazer a memória e unidade com os 242 jovens, bem como com os seus familiares, amigos e apoiadores.
No site do Projeto Esperança/ Cooesperança, tem as fotos e os nomes dos 242 jovens com autorização da Associação, e alguns textos para servir de reflexão e unidade. Tem o endereço da Associação AVTSM, caso alguém queira enviar uma mensagem para os familiares, seria muito oportuno e eles ficariam muito gratos.
Com certeza, todos vamos trabalhar cada vez mais na prevenção e no cuidado da Vida dos nossos semelhantes e do Planeta Terra, para que em nenhum lugar do mundo uma tragédia destas se repita.
Contato:
ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES DE VÍTIMAS E SOBREVIVENTES
DA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA - Rio Grande do Sul - Brasil
Rua Floriano Peixoto, 1184, sala 601, 6º andar, Centro.
CEP: 97015-372 Santa Maria/RS
Telefone: 9216-1818
Para Contatos:
PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA
Rua Silva Jardim, 1704 – Centro - 97.010-490 - Santa Maria/ RS/ Brasil
Telefone/Fax: 55 3219 4599 / 9979 7087 ( Ir. Lourdes)
E-mail:
Site:
Com votos de um FELIZ E ABENÇOADO 2015 !
Ir. Lourdes Dill, FDC
Coord. do Projeto Esperança/
Cooesperança
A Palavra do Pastor: AOS PAIS E FAMILIARES DA TRAGÉDIA KISS
+ Hélio Adelar Rubert – 24/01/2015
Estamos recordando dois anos da morte dos 242 jovens na tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. Em espírito dirijo-me ao lugar-símbolo da morte de tantos jovens na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, na descida da Rua dos Andradas em Santa Maria - RS. Deponho a flor da oração e lembrança.
Naquela madrugada, o Senhor esteve junto a vós, estimados pais e familiares, para vos sustentar. Guiou e vos consolou. Que a dor dessa tragédia vos recorde o sentido da esperança, repondo a vossa confiança sempre em Deus. Ele não desilude, mas está sempre ao nosso lado, especialmente nos momentos difíceis e de morte.
Estamos aqui para agradecer pelo vosso testemunho e também para vos encorajar a fazer crescer a esperança dentro de vós mesmos e ao vosso redor.
Estamos aqui para vos encorajar e envolver as novas gerações; a alimentar-vos assiduamente da Palavra de Deus, abrindo os vossos corações a Cristo, ao Evangelho, ao encontro com Deus, ao encontro entre vós mesmos, como já estais fazendo por longo tempo. Lembro as palavras confortadoras que o Papa Francisco vos entregou, seis meses depois (27/7/2013): “Abraçar a Cruz; seguir Jesus e ir para frente!”
Ouvi a Deus, adorai a Deus e amai-vos como povo, como irmãos. Não vos esqueçais de vossa história de fé. Continuai a trabalhar com esperança para um futuro promissor. Formamos uma nova e grande família com laços de amor e de fé.
Nossa palavra especial aos jovens: “Convido-vos a construir a vossa vida sobre Jesus Cristo, pois quem constrói sobre Jesus, constrói sobre a rocha, porque Ele é sempre fiel, mesmo quando falha a nossa fidelidade (cf. 2 Tim 2,13). Jesus conhece-nos melhor do que ninguém; quando erramos, não nos condena, mas diz: ‘Vai e de agora em diante não tornes a pecar’ (Jo 8,11). Queridos jovens: vós sois a nova geração de Santa Maria e do Rio Grande do Sul. Com a força do Evangelho e o exemplo dos heróis da fé, sabei dizer não à idolatria do dinheiro, não à falsa liberdade individualista, não às dependências e à violência; e, pelo contrário, sabei dizer sim à cultura do encontro e da solidariedade, sim à beleza inseparável do bem e da verdade; sim à vida gasta com ânimo grande, mas fiel nas pequenas coisas. Deste modo, construireis uma sociedade família e um mundo melhor”.
Por fim, pedimos a Virgem Maria, Mãe e Medianeira de Todas as Graças, que nos abrace e nos console. Em espírito, nos dirigimos ao seu Santuário-Basílica que nos é muito querido e a ela confiamos nossos falecidos, as nossas crianças, os nossos jovens, nossos pais, nossos idosos, nossas famílias e toda a sociedade. Que ela interceda por todos nós junto ao seu Divino Filho Jesus. Amém.
Dois Anos de Saudade, Esperança e Justiça !
No dia 27 de janeiro de 2015, completam os dois anos da tragédia de Santa Maria da Boate Kiss. Sim! O inesquecível 27 de janeiro de 2013, não se apagará na memória de Santa Maria e na memória de todos os que tem um coração sensível, solidário e humanizador.
Naquela madrugada, na boate Kiss, no contexto onde foram ceifados os 242 jovens, com seus sonhos, esperanças e utopias, planos sobre o futuro promissor, que os esperava com tanta jovialidade e expectativa para viver.
Ao completar o 2º ano da tragédia, gostaria de unir-me, mais do que nunca aos pais, familiares, amigos e apoiadores, que tem um coração sensível e solidário, para que possamos compartilhar com Fé, Esperança, Saudade e também com indignação, clamando por Justiça. Esperamos mais agilidade nos encaminhamentos dos setores responsáveis. Tenho pena e me indigno diante daqueles que dizem que é preciso encerrar o assunto e esquecer tudo, o que é impossível.
Faço um apelo à todos que acham que que os pais e familiares precisam esquecer o assunto e ficar quietos, é por que não viveram o momento desta madrugada inesquecível, na própria pele, pois a dor de cada um que viveu este contexto, não cabe no coração ferido, com saudade, cuja tragédia jamais será esquecida pelos seus familiares, amigos e o povo de Santa Maria, pelos que tem coração sensível e solidário.
Acompanhei os pais e familiares ao longo destes dois anos nas Celebrações, Atos Ecumênicos e momentos de encontros especiais. Posso dizer que encontrei muita Fé, Coragem e Saudade, nos familiares, nestes momentos onde todos reunidos, num só objetivo Oramos pelos seus filhos/as e fortalecemo-nos mutuamente, pela Prece, apoio e abraços solidários.
Unamo-nos em Oração para com os jovens que deixaram muito de si e levaram muito de nós, para que de lá onde eles se encontram, possam interceder pelos seus pais, familiares, amigos e apoiadores, numa grande corrente de Solidariedade. Que seja feita a Justiça pelos que julgam a verdade dos fatos, como orienta a Lei, também em favor dos mais fragilizados e que carregam o sofrimento maior.
Que esta demora do julgamento dos fatos , não se estenda demais. Que no local da Boate Kiss, seja feito um Memorial em Homenagem aos 242 jovens, que partiram. Por isso esperamos que nenhum interesse pessoal atrapalhe esta idéia. Memorial Já !
Para os pais, familiares e amigos desejo-lhes que, sintam a força do alto . Com a Bênção e a ternura de Deus nosso Pai , nos ajude a vencer este grande desafio. Com Fé, Esperança, Saudade e clamando numa só voz, por Justiça e Solidariedade.
FELIZ E ABENÇOADO 2015.
Irmã Lourdes Dill
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
CPF nº 425.024.119-04
E.mail:
O INESQUECÍVEL 27 DE JANEIRO
Sim! O inesquecível 27 de janeiro de 2013, jamais apagar-se-á em nossas memórias e na memória de Santa Maria, do Brasil e do mundo inteiro.
Aquele dia, naquela hora, aquele espaço, aquela madrugada, aquele contexto., aquela tragédia não se apagará jamais em nossa memória e muito menos na memória dos pais, familiares, sobreviventes, amigos mais próximos, apoiadores das famílias atingidas. Uma tragédia desta natureza que ceifou a vida prematura de 242 jovens na sua tenra idade, cheios de vida, sonhos, utopias, planos de um futuro promissor, para o qual haviam se preparado, com tanta dedicação, esmero e eficiência, com o apoio de seus pais, familiares, professores e amigos.
Ao completar um ano, o inesquecível 27 de janeiro, gostaria de fazer desfilar em nossa memória: a dor e a lembrança dos pais de cada um de seus filhos que se foram. As Celebrações do Dia dos Pais, Dia das Mães, dias de Formação com Palestrantes especiais, o atendimento dos profissionais da Saúde especialmente dos Psicólogos, Médicos e Enfermeiros, o trabalho exaustivo da Polícia Civil, Brigada Militar, dos Taxistas, Seguranças, Gestores Públicos, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e demais órgãos da Justiça, trabalho da Imprensa escrita, falada e televisionada. O papel das Igrejas, especialmente as Celebrações Mensais de cada dia 27, preparados com carinho e atenção entre os familiares e representantes das Igrejas Cristãs, com participação Ecumênica, os espaços da UFSM e da UNIFRA, os visitantes da Tenda da Praça, local da vigília de 242 dias, os músicos que contribuíram tanto para a reanimação, os voluntários de todos os tipos e de todas as horas, os doadores de sangue, de alimentos, água, passagens, remédios e outros apoios. Um reconhecimento muito especial ao Deus da Vida, que conforta os pais em todas as horas e nos momentos de dor, saudade vem fortalecendo a sua Esperança e a Fé gigantesca que os pais cultivam a cada dia.
O amor e a dor são rimas e sentimentos que se casam. “Apesar do amor não necessitar da dor, para sobreviver, mas a dor precisa do amor para poder morrer”.
Porém, as pegadas do amor são rastreadas pelo sofrimento. Foi naquela madrugada de domingo, quando tudo parecia tão tranqüilo, na noite de 27 de janeiro, noite festiva para os jovens, que estavam comemorando as suas conquistas, quando tudo aconteceu marcado pela luta histórica desta tragédia inesquecível.
Sim! Os 242 jovens partiram para a Casa do Pai. “Deixaram muito de si e levaram muito de nós”. Dos muitos Poemas e textos escritos se destaca especialmente o Poema de Ceura Fernandes, que merece ser lido e refletido neste dia. Na ausência dos jovens, ficou a saudade, que dói fisicamente em todos nós, mas temos certeza de que eles estão bem e estão com Deus na Casa do Pai, onde há muitas Moradas. Agora, resta-nos rezar por eles, pedir a sua intercessão e clamar por Justiça. Que a Justiça humana, em todos os níveis seja iluminada pela Justiça Divina, para fazer julgamentos justos, honestos, verdadeiros e juntos queremos dizer: ReViva Santa Maria. Queremos inspirar-nos na sábia frase de Jesus: “A Verdade vos Libertará”.
Que a Verdade, a Justiça e a Solidariedade sejam as principais virtudes daqueles que deverão julgar os fatos e encaminhar as soluções para este trágico acontecimento, que jamais se apagará na história de Santa Maria.
Na maior dor humana, a morte se torna Vida Plena em Deus. Esta é a nossa certeza junto com os 242 jovens, cuja memória permanece viva no meio de nós para sempre.
Irmã Lourdes Dill,FDC
Coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança
CPF nº 425.024.119-04
E.mail:
